Natal é celebrado no Centro de Reabilitação e Convivência

Notícias

Natal é celebrado no Centro de Reabilitação e Convivência

A unidade, localizada em São José dos Pinhais, atende crianças e adolescentes com vários tipos de deficiência física, visual, auditiva, múltiplas e doenças raras
12/12/2022
Natal Papai Noel
A confraternização de Natal marcou o retorno das tradicionais festas realizadas pelo Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe.

As crianças e adolescentes do Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe participaram nesse sábado, dia 10, da celebração do Natal. A confraternização marcou o retorno das tradicionais festas realizadas pela unidade, que foram suspensas devido à pandemia. O momento foi de muita diversão e união para os pacientes e ex-pacientes atendidos e seus familiares.

Um dos momentos mais especiais do encontro foi a apresentação do Coral Pequeno Príncipe, que é formado por colaboradores e voluntários do Hospital. O projeto contribui de forma inovadora na humanização e na inclusão social por meio da música. Em celebração ao Natal, foram tocadas músicas como “Vem que está chegando o Natal”, “Jingle Bell Rock”, “Sinos de Belém”, “Amigo estou aqui” e “Emoções”.

O evento contou também com brincadeiras, sorteio de cestas de Natal e brindes, lanche especial e entrega de presentes para as crianças e panetones para as famílias, com a presença do Papai Noel. “As famílias têm um papel fundamental no processo de reabilitação das crianças e adolescentes com deficiências. Entendemos que a convivência entre elas favorece a formação de redes de apoio afetivo, social, emocional, e fortalece os vínculos já existentes, contribuindo para o bem-estar recíproco. A possibilidade de realizar esses eventos, além de proporcionar momentos de alegria e descontração, promove a formação dessas redes, fazendo parte de um processo ampliado de reabilitação e inclusão”, pontua a gerente da unidade, Patricia Bertolini.

Para as famílias, o momento é de muita gratidão e troca de experiências. “Só tenho a agradecer a todos os profissionais do Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe pela receptividade e carinho. Os pacientes e familiares são sempre muito especiais, e amamos poder revê-los”, agradece Vera Lucia da Costa Silva, mãe de Gabriel Pedro da Silva, de 27 anos, que frequentou a unidade semanalmente por muitos anos para as sessões de fisioterapia e hoje é convidado especial nos eventos.

Sobre o Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe

O Hospital Pequeno Príncipe, referência na assistência em saúde ao público infantojuvenil, conta com o Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe. A unidade atende pacientes com todos os tipos de deficiência física, visual, auditiva, múltiplas e doenças raras.

O atendimento é feito por uma equipe transdisciplinar, formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. A unidade oferece reabilitação nas áreas de fisioterapia de solo e aquática, psicologia, fonoaudiologia para pacientes com deficiências auditivas, terapia ocupacional e serviço social; promove a convivência e a inclusão social, atividades lúdicas, educacionais e culturais; e disponibiliza apoio ao tratamento domiciliar.

Com sede em São José dos Pinhais, o Centro de Reabilitação nasceu como um projeto voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com mielomeningocele, o Programa Appam, criado em 1992. Em 2013, foi incorporado à Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais