Anestesiologia é referência nacional de ensino e humanização

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | Anestesiologia é referência nacional

Presente em todos os procedimentos, serviço tem o jeito humano do Pequeno Príncipe
24/10/2022
anestesiologia, anestesiologia pediatrica, ceima, hospital pequeno principe
O Hospital Pequeno Príncipe é um dos poucos centros do Brasil especializado em anestesiologia para crianças e adolescentes.

Para que um procedimento médico seja bem sucedido é fundamental a presença de um médico anestesiologista. A anestesiologia é a responsável por evitar a dor quando um paciente é submetido a uma cirurgia ou exame.

No Pequeno Príncipe, a equipe do Serviço de Anestesiologia tem 15 profissionais especialistas no cuidado de crianças e adolescentes. Toda a equipe tem formação na área da pediatria, o que faz com que seja referência nacional de ensino, contando com um programa de treinamento que recebe profissionais do Brasil e de outros países.

“O anestesiologista pediátrico precisa de um conhecimento específico e aprofundado em anatomia e fisiologia das diversas faixas etárias. Por exemplo, atendemos pacientes com poucas horas de vida, que precisam de cuidados diferentes de uma criança de 10 anos”, pontua a chefe do Serviço de Anestesiologia, Carolina Rizzoni Silveira.

anestesiologia, anestesiologia pediatrica, anestesiologia pequeno principe, hospital pequeno principe, centro cirurgico
Toda equipe do serviço tem formação na área da pediatria, garantindo segurança e conforto aos pacientes.

Atendimento e cuidado individualizados

O anestesiologista é responsável por manter as funções vitais do paciente em níveis seguros e é preparado para identificar e tratar quaisquer alterações que possam ocorrer. É ele também quem avalia as crianças e adolescentes e escolhe o tipo de anestesia compatível com cada paciente, monitora o estado geral e é responsável pela recuperação pós-procedimento, o que torna o serviço de alta complexidade.

“A diferença entre anestesiar um adulto e uma criança está no grau de maturidade do organismo. O sistema nervoso de um recém-nascido é imaturo, a fisiologia do coração é mais delicada. Quando se fala em criança, estamos falando de pacientes com 700 gramas, 3 quilos, 20 quilos. Cada processo de anestesia é diferente”, detalha o médico anestesiologista Sérgio Bernardo Tenório.

“Um dos casos que lembro é de um menino de 8 anos, que percebeu a movimentação no Centro Cirúrgico e perguntou: ‘Tio, vou ter que dormir mesmo?’; e eu: ‘Vai, sim’, e ele respondeu: ‘É que minha mãe disse que antes de dormir eu tenho que rezar’. E aí nós rezamos com ele”, lembra o médico.

Esse atendimento e cuidado individualizados fazem toda a diferença para a humanização do tratamento. “Alguns pacientes com comorbidades chegam para realizar procedimentos pouco complexos, porém frequentemente demandam cuidados adicionais por conta da condição clínica”, explica a médica anestesiologista Roberta Scholz.

Referência no ensino em anestesiologia

O programa de residência médica em Anestesiologia do Pequeno Príncipe formou nos últimos cinco anos 23 profissionais, inclusive de outros países. Além disso, a instituição oferece fellowship (programa de complementação) de quatro semanas para médicos do Paraná e de outros estados do Brasil, que tem a oportunidade de acompanhar a rotina de cirurgias de todas as especialidades, de acordo com os protocolos do Hospital.

anestesiologia pediatrica, anestesiologia, centro cirurgico, cirurgia pediatrica
O Hospital é referência nacional para o ensino e treinamento da especialidade.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3). 

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais