Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube
Atividades do Bonitinho Português iniciam no Hospital
Taruíra ou lagartixa? Jerimum ou abóbora? Guri ou menino? O Brasil é um país amplo e com uma língua única. Entretanto, as diversidades artísticas, culturais, religiosas e políticas fizeram com que surgissem expressões linguísticas específicas de cada região – os chamados regionalismos. É isso que torna a cultura brasileira tão rica e especial.
O projeto cultural Bonitinho Português traz esse assunto para dentro do Pequeno Príncipe, que é um ambiente que recebe pacientes de outros municípios do Paraná e até mesmo de outros estados – em 2019, 64% vieram de fora de Curitiba. A iniciativa contempla a produção de um livro infantil ilustrado com a riqueza da língua portuguesa falada no Brasil.
Na primeira etapa, familiares de pacientes do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, além de colaboradores e residentes, estão sendo entrevistados. As conversas têm a intenção de recolher um leque de expressões das cinco regiões do país, de modo a oferecer conteúdo para o livro previsto pelo projeto cultural.
“Somos uma instituição filantrópica que há mais de 100 anos dedica-se ao cuidado da vida de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Isso faz com que nosso espaço seja rico de cultura, com muitas expressões, sotaques e, claro, boas histórias”, reflete a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.
Sobre o projeto cultural
Bonitinho Português é um projeto de livro infantil ilustrado que passeia pela riqueza de expressões regionais e sotaques presentes na língua portuguesa falada no Brasil. Ao todo, serão produzidos dois mil exemplares, sendo distribuídos no Hospital Pequeno Príncipe e também em escolas e bibliotecas públicas.