Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube
Pequeno Príncipe recebe reconhecimento público por sua atuação no combate ao câncer infantil
No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, lembrado em 15 de fevereiro, o Hospital Pequeno Príncipe recebeu reconhecimento público da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná. A iniciativa homenageou a atuação da instituição centenária no tratamento ao câncer infantil e também o recém-lançado Hospital Erastinho.
O câncer é a principal causa de morte entre o público infantil no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com o diagnóstico precoce, as chances de cura podem chegar até 80%, mas a maioria das famílias descobre a doença em um estágio mais avançado.
Representantes falam sobre o reconhecimento público
O diretor-corporativo do Hospital Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, agradeceu o reconhecimento público e alertou para a importância de se estar atento aos sinais que podem indicar a presença de um câncer. “É sempre importante falar sobre esse tema. Estamos trabalhando para articular uma parceria com o Governo do Estado e com outros hospitais para que todos os profissionais observem sintomas nas crianças e adolescentes que podem indicar a possibilidade de um câncer, pois o diagnóstico precoce salva vidas”, destacou.
A médica-chefe do Serviço de Hematologia e Oncologia do maior hospital exclusivamente pediátrico do país, Flora Mitie Watanabe, também agradeceu a homenagem pelo trabalho em prol da saúde infantojuvenil. “É uma alegria receber esse reconhecimento público no Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil. Isso mostra que o nosso trabalho pelo bem das crianças é visto e é lembrado. É muito gratificante”, disse.
“A importância do trabalho e da dedicação das pessoas que estão recebendo essa homenagem é reconhecida nacional e internacionalmente. O Erastinho e o Pequeno Príncipe são hospitais de referência na luta contra o câncer infantil não apenas pela estrutura física que possuem, com equipamentos e medicamentos de última geração, mas sobretudo pela atuação de seus médicos, enfermeiros, funcionários de todos os setores que abraçam a causa de uma maneira exemplar. Eles sabem que a luta é árdua, mas nunca se entregam, eles humanizam o atendimento. E isso traz esperança”, finalizou o secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost.
Veja também – Câncer infantil: sintomas comuns dificultam o diagnóstico precoce
Sinais de alerta do câncer infantil
Alguns sintomas do câncer podem ser confundidos com doenças comuns da infância e podem dificultar o diagnóstico precoce. Fique atento aos sinais de alerta!
– Febre persistente.
– Queixas de dores.
– Distúrbios visuais.
– Reflexos nos olhos.
– Palidez inexplicada.
– Fraqueza constante.
– Aumento progressivo dos gânglios linfáticos.
– Manchas roxas e caroços pelo corpo, não relacionados a traumas.
– Dores de cabeça, acompanhadas de vômitos.
– Perda de peso, com aumento/inchaço na barriga.
– Suores constantes e prolongados.