Homenagem à Irmã Lourdes e sua trajetória no Pequeno Príncipe é cercada de muita emoção - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Homenagem à Irmã Lourdes e sua trajetória no Pequeno Príncipe é cercada de muita emoção

O momento marcou sua despedida do maior hospital pediátrico do Brasil, pois em 2022 ela assumirá uma nova missão atendendo ao chamado da Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus
23/12/2021
O momento marca a despedida da irmã, pois em 2022 a religiosa assumirá uma nova missão atendendo ao chamado da Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.

 

Carinhosamente apelidada de “Irmã Sorriso”, a Irmã Lourdes Nogueira da Silva iniciou sua trajetória no Pequeno Príncipe em 2000, quando começou a atuar como religiosa e profissional de enfermagem na instituição. Nesta quinta-feira, dia 23, o Hospital Pequeno Príncipe realizou uma homenagem que marcou seus 21 anos de atuação e sua despedida do maior hospital pediátrico do Brasil, pois em 2022 a religiosa assumirá uma nova missão atendendo ao chamado da Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.

Contando com a presença de colaboradores, pacientes e familiares, a cerimônia uniu um público que tinha uma motivação em comum: retribuir todo o amor e carinho para uma figura tão especial e humana quanto a Irmã Lourdes. Durante sua história no Pequeno Príncipe, ela assumiu diferentes papéis entre os setores do Hospital, tocando todas as pessoas por quem passava com muita empatia, carinho e ternura. Sua jornada percorreu lugares como o Setor de Nefrologia, a enfermagem do Centro Cirúrgico e a coordenação da Pastoral da Espiritualidade. A palavra que definiu seu percurso, em cada uma das funções que desempenhou, foi dedicação.

Irmã Lourdes sempre foi além, buscando proporcionar momentos únicos e cheios de emoção ao atender a pedidos de pacientes do Hospital e seus familiares. Humanização é palavra-chave ao descrever as ações proporcionadas às crianças e aos adolescentes internados na instituição. A paciente Tainara Cunha, que realizou tratamento no Serviço de Oncologia do Hospital, é uma das lindas histórias que envolvem a atuação dedicada da “Irmã Sorriso”. Com sua ajuda, Tainara conheceu o Padre Fábio de Melo, comemorou seu aniversário, assim como o Dia das Mães, e também realizou sua primeira comunhão.

Com tantas boas memórias e vidas transformadas para sempre, o que permanece é o carinho, junto das lições e virtudes que a Irmã Lourdes tanto pregou em seu tempo no Pequeno Príncipe. Representantes de diversos setores do Hospital compartilharam suas histórias e agradeceram o legado deixado pela religiosa não somente ao Hospital, mas para a vida pessoal e profissional de cada pessoa com quem conviveu.

“A minha mãe começou no Hospital em 1966 e ela encontrou nas irmãs uma família. Foi com as irmãs que ela começou um enorme processo de revolução aqui no Pequeno Príncipe, abrindo relacionamentos com os médicos, com as famílias e com as crianças. E ter você aqui também foi um belo presente para mim. O Antoine de Saint-Exupéry tem uma fala sobre as pessoas especiais: ‘Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós’. A sua marca está aqui e vai ser multiplicada todos os dias com essa boa energia que você trouxe”, agradeceu a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

“Uma qualidade muito importante é a alegria, acompanhada de resiliência. Eu acompanhei alguns episódios muito difíceis que exigiram muita resiliência para a manutenção da alegria, porque é difícil manter esse sentimento num ambiente tão adverso. Nas crianças, vemos uma condição essencial, que é essa persistência da alegria. E nisso o exemplo da Irmã Lourdes é formidável. Da lembrança, como diz Saint-Exupéry, de que todo adulto foi criança um dia. Sua dedicação aqui é um exemplo para ser lembrando por muito tempo, por todos nós e todos que não estão aqui”, afirmou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Para o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Giamberardino Filho, a presença da irmã encantou e estimulou os profissionais da instituição. “A participação e semeadura da Irmã Lourdes aqui no Pequeno Príncipe são de um simbolismo muito maior do que se imagina. Com todas as atitudes e exemplos, mais do que palavras, ela dá de presente para nós algo muito valioso, que é a luz que a irmã tem. Minhas palavras são de respeito, reconhecimento e agradecimentos por todo o trabalho que está e estará presente aqui”, concluiu.

+ Notícias

16/05/2025

Como acolher crianças e adolescentes vítimas de violência?

A proteção da infância e adolescência é um compromisso de todos. Toda a sociedade deve estar atenta e pronta para agir diante de qualquer sinal de violência
07/05/2025

Intolerância à lactose em crianças: quais são os cuidados necessários?

Identificar o problema digestivo ainda na infância é um importante passo para garantir o bem-estar dos pequenos
05/05/2025

Georgetown University destaca a excelência do Complexo Pequeno Príncipe

A qualidade do Biobanco e a diversidade genética brasileira foram ressaltados como pontos fortes no relatório técnico elaborado
01/05/2025

Mudanças climáticas e impacto social: um chamado à ação

Iniciativas e estratégias conjuntas marcaram o encontro promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, que reuniu referências ambientais do Brasil
30/04/2025

Qual é a melhor idade para começar o desfralde?

Identificar padrões esperados e possíveis atrasos é essencial para o crescimento saudável das crianças
26/04/2025

19 anos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Com mais de 80 pesquisas em andamento e 760 publicações científicas, instituição reforça seu papel em prol da saúde infantojuvenil
Ver mais