Sobre os ODM
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos durante uma reunião da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, 189 países assinaram um pacto para acabar com a fome e a miséria até 2015. Os oito objetivos abrangem áreas como geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente. O Complexo Pequeno Príncipe, por meio das suas três unidades – o Hospital Pequeno Príncipe, a Faculdades Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe –, atua em favor de todas as metas, principalmente nas ligadas à redução da mortalidade infantil e ao combate à Aids, malária e outras doenças.
Pequeno Príncipe é certificado com o Selo ODM do Sesi no Paraná
A atuação do Hospital Pequeno Príncipe em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foi reconhecida mais uma vez. Nesta quarta-feira, dia 04, a instituição recebeu o Selo ODM – Edição 2014-2015, uma certificação do Sesi no Paraná, concedida por meio do Movimento Nós Podemos Paraná. A cerimônia de premiação foi realizada no Campus da Indústria, em Curitiba. Em maio, o Pequeno Príncipe recebeu o Prêmio ODM Brasil, do governo federal, fato que foi lembrado no acontecimento desta semana.
O Selo ODM está em sua quarta edição e destaca instituições e empresas que colocam em prática projetos em favor dos ODM e contribuem, assim, para o desenvolvimento de suas localidades, sendo articuladoras do crescimento sustentável do Paraná. Neste ano, 148 organizações de 49 munícipios foram certificadas. Somente do terceiro setor – categoria na qual o Hospital se inclui –, foram 55 instituições premiadas. O selo tem validade de um ano e pode ser utilizado em materiais promocionais.
“A relevância da premiação é que, na medida em que um conjunto maior de instituições é certificado, essa própria ação estimula outras organizações a seguirem o mesmo exemplo. E é esse movimento multiplicador que é o resultado mais importante dessa certificação recebida pelo Hospital”, observou a assessora da direção do Complexo Pequeno Príncipe, Thelma Alves de Oliveira, que representou a organização no evento.
O acontecimento contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o vice-governador Flávio Arns. “Precisamos lembrar sempre que a maior riqueza é o ser humano e os ODM se referem a isso. Festejamos hoje o ser humano, indicando uma metodologia para alcançarmos o mundo melhor que queremos. É o poder público, as empresas e as entidades do terceiro setor fazendo esse trabalho juntos. Que o Selo ODM seja um motivo para declararmos que vamos continuar firmes e dizermos: ‘que bom que fizemos esse trabalho’”, ressaltou.
A importância da certificação foi reforçada pelo coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, que também é representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. “Este é um evento muito importante para nós. Há 15 anos, os ODM foram estabelecidos. Embora o documento tenha sido assinado, nós precisávamos do esforço de todos para conseguir um mundo melhor. O Brasil tem sido exemplo ao assumir essa agenda, com o estabelecimento de políticas públicas e o engajamento da sociedade civil para atacar os grandes problemas da sociedade”, destacou.
Conhecimento, cultura e saberes
O Selo ODM é um reconhecimento dos trabalhos efetuados no Setor de Educação e Cultura (Educ) do Hospital Pequeno Príncipe. As ações são voltadas às crianças e aos adolescentes em tratamento na instituição. Acompanhamento escolar e iniciativas relacionadas à leitura, pesquisa, jogos e oficinas de arte são algumas das atividades promovidas no Hospital com o objetivo de transformar o tempo de internamento dos pacientes em ampliação do conhecimento e compartilhamento de cultura e saberes.