Sobre a Caravan
O modelo de placa AAS 8593 chegou ao Pequeno Príncipe em 1990. Dali a dois anos, a Chevrolet suspenderia a fabricação do veículo, e a despedida da marca seria justamente o modelo de ambulância recebido pelo Hospital. Com seu motor 2.5, de 82 cavalos e 4 cilindros, a Caravan trilhava caminhos por Curitiba e por outras cidades do Paraná, ajudando os Nelsons a salvar a vida de muitas crianças. Hoje, após tantos anos de trabalho, o automóvel é considerado uma relíquia da instituição.
A história da primeira ambulância do Pequeno Príncipe eternizada em quadrinhos
“Um motor e seus corações” é um projeto inspirado na história da primeira ambulância oficial do Hospital Pequeno Príncipe, na década de 1990, e que virou uma HQ de aventura. A Caravan em questão teve uma vida intensa junto das crianças e de dois personagens fundamentais: Nelson Itiro Miyague, um médico cardiologista comprometido com os bebês cardiopatas, e Nelson Gonçalves, um dedicado motorista. O resultado foi uma revista com boas memórias daquele período.
A autoria da HQ é de Mylle Silva, responsável pelo texto, e Amanda Barros, ilustradora, que com ludicidade e aventura levam ao leitor o universo da ambulância e seus heróis. Além da distribuição gratuita de 1.500 exemplares da publicação no dia do lançamento, que foi realizado em 6 de novembro, a HQ também pode ser baixada gratuitamente neste link: https://bit.ly/ummotor.
“O universo que gira em torno do Pequeno Príncipe é assim, une pessoas e equipamentos para, em todos os seus conjuntos, oferecer o melhor de nossa capacidade para as nossas crianças. Ficam aqui minha homenagem e meu respeito aos dois Nelsons, heróis responsáveis por terem tornado a nossa Caravan a concretização dessa vontade de levar oportunidades de saúde para todos”, reitera o diretor corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro.
Pelas suas redes sociais, o projeto oferece um minicurso de HQ com o artista Guilherme Caldas, ensinando o passo a passo da criação de uma revista em quadrinhos. Como contrapartida social, a iniciativa ainda disponibiliza, para professores da rede pública de ensino, seis vídeos nos quais a artista e contadora de histórias Ailén Roberto fala sobre mediação de leitura.