Mais ações do Criando Laços
Além da exibição em Nova York, mais obras produzidas pelos pacientes do Hospital podem ser conferidas em Curitiba. Elas ficarão expostas na Praça no Bibinha, no Pequeno Príncipe, até 03 de junho. Além disso, a fachada do prédio da Emergência SUS foi transformada em um grande mural inspirado no livro e nos desenhos, pinturas e colagens das crianças e dos adolescentes que participaram do projeto. O enorme grafite multicolorido – de 1.000 m² – foi criado pelo artista plástico André Mendes, especializado em painéis de grandes formatos, e apresenta os personagens d’O Pequeno Príncipe à população.
Obras de pacientes do Pequeno Príncipe são expostas na ONU
Pinturas, desenhos e colagens que retratam o universo fantástico do clássico da literatura infantojuvenil O Pequeno Príncipe estão em exposição na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. As obras foram produzidas por pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e são resultado das oficinas do projeto cultural Criando Laços, desenvolvido em comemoração aos 70 anos do livro de Antoine de Saint-Exupéry. As criações podem ser vistas pela comunidade internacional no Secretariat Lobby da instituição até o dia 26 de maio.
Durante a abertura da exposição na ONU nessa quarta-feira, dia 21, os visitantes ficaram admirados pelas obras terem sido produzidas dentro de um hospital e pelos pacientes terem conseguido se expressar de forma tão harmoniosa e artística. A diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, destacou a relevância do projeto, que foi viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. “Assim como o clássico da literatura mundial de autoria de Saint-Exupéry, o Hospital Pequeno Príncipe preza pela amizade, compaixão, carinho, amor e empatia. Ao oferecermos atividades educativas e culturais aos pacientes, buscamos tornar o período de internação em um momento de encantamento para a vida. A arte promove esse encanto, diverte e transforma. Nós acreditamos nisso e também na ideia de que o ambiente hospitalar pode ser um local de inclusão social”, afirmou.
Durante as atividades do Criando Laços, crianças e adolescentes em tratamento no Pequeno Príncipe foram convidados a “mergulhar” nas páginas do livro O Pequeno Príncipe e a aprender mais sobre o universo do príncipe e de seus amigos. Também foram abordados os valores universais que são tratados no clássico e que são essenciais sempre, como afeto, humildade, cooperação, igualdade, amor, respeito e amizade. O produto final são obras de artes plásticas que expressam a sensibilidade dos meninos e meninas.
Incentivo à cultura
O Criando Laços é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Ele conta com o patrocínio das seguintes empresas: Asteroide Filmes; Balflex Brasil Ltda.; Bardusch Arrendamentos Têxteis Ltda.; Eletrofrio Refrigeração Ltda.; Grupo Veper; Impress Decor Brasil – Indústria de Papéis Decorativos; J. Malucelli Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.; J. Malucelli Seguradora S.A.; Paraná Banco S/A, e Perkins Motores do Brasil Ltda.
Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.