Escolher a medicina como profissão é optar por trabalhar diariamente pela vida - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Escolher a medicina como profissão é optar por trabalhar diariamente pela vida

Confira o artigo do diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho
18/10/2021

Neste 18 de outubro, comemora-se o Dia do Médico. Profissional essencial para o cuidado da vida em todas as suas fases de desenvolvimento, o médico é aquele que tem em seu propósito ajudar o próximo e contribuir com a sociedade. Essa é uma data simbólica, que permite agradecer a essas pessoas que, com sensibilidade e visão integral do ser humano, dedicam-se à assistência, prevenção e promoção da saúde.

Historicamente, o profissional médico passou por inúmeros desafios, mas com certeza a pandemia do coronavírus está entre os maiores já vividos pela humanidade. Um vírus desconhecido parou o mundo e recomendou que bilhões de pessoas ficassem em casa, porém os profissionais de saúde estiveram sempre na linha de frente, lutando contra um inimigo invisível aos olhos, para salvar vidas e buscar um caminho para vencer a pandemia.

O dever profissional superou o receio e as incertezas, que chegaram sem avisar. Mais do que nunca, os médicos colocaram em prática o juramento de Hipócrates, o qual diz que “em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes”, e muitos foram vencidos pelo vírus desconhecido.

Na foto, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, que também é nefrologista pediátrico, atende paciente antes da pandemia.

Inicialmente, imaginava-se que as crianças seriam menos atingidas, mas no Hospital Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, os casos foram chegando aos poucos, com ápice a partir de março de 2021. O espírito de cuidado ampliado, que faz parte da história do Pequeno Príncipe, manteve-se durante a pandemia, com as adaptações necessárias. Além da assistência em saúde com excelência técnico-científica e humanização, o Pequeno Príncipe se destaca pela formação profissional voltada exclusivamente para a atenção e o cuidado a crianças e adolescentes. Berço da pediatria no Paraná, o ensino está presente na instituição desde a década de 1930, quando os alunos da então Faculdade de Medicina, da UFPR, passaram a fazer internato no Hospital de Crianças, edificado pela sociedade civil organizada.

Há mais de 90 anos, o Hospital Pequeno Príncipe se tornou um dos mais importantes centros formadores de profissionais na área de saúde, proporcionando internato em três escolas médicas. O processo seletivo para residências e cursos de especialização em diversas subespecialidades está entre os mais concorridos do Brasil. Paralelamente a isso, a instituição oferece cursos da área de saúde por meio da Faculdades Pequeno Príncipe, incluindo o de Medicina. Em sua matriz curricular, são apresentados todos os aspectos da medicina preventiva na atenção primária, como também tratamentos hospitalares mais complexos.

Escolher a medicina como profissão é optar por trabalhar diariamente pela vida. Ser médico é mais que uma expressão de linguagem, o ser médico tem a sua profissão inserida em sua existência, de forma que ser médico é uma opção de viver a vida. Nesta data parabenizo todos os médicos – que, com muita dignidade, ultrapassam limites e com o coração e mente abertos materializam sonhos e trazem avanços para a medicina e para toda a nossa sociedade.

 

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais