Você sabia?
O Serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe oferece atendimento global a crianças e adolescentes. Com uma equipe multidisciplinar, coloca à disposição dos pacientes profissionais altamente qualificados, bem como os procedimentos e tratamentos mais avançados na área. O serviço é, ainda, o único no estado que conta com um programa de residência médica em Reumatologia Pediátrica.
Pequeno Príncipe Conhecimento aborda intercorrências reumatológicas
A reumatologia é a especialidade da medicina que pesquisa, diagnostica e trata doenças que acometem os ossos, o colágeno e as articulações. Nos últimos anos, a incidência de doenças reumáticas aumentou. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são capazes de mudar a evolução das enfermidades e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente para o futuro.
E para falar sobre este tema, o Pequeno Príncipe promoveu uma aula sobre as intercorrências reumatológicas em pacientes hospitalizados. O encontro, que faz parte do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento, foi conduzido pela chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Pequeno Príncipe, Marcia Bandeira.
A médica abordou as principais orientações e condutas que os profissionais devem ficar atentos ao se deparar com crianças e adolescentes que apresentam o diagnóstico ou a manifestação de doença reumatológica. “Em sua maioria, essas doenças são sistêmicas e esse processo pode levar a danos permanentes. É importante que o pediatra conheça os exames disponíveis e as características clínicas da doença para um diagnóstico precoce,” explica a médica.
Na apresentação, que reuniu residentes e profissionais que atuam há anos na área, a reumatologista também diferenciou as doenças, além de repassar dicas de exames que poderiam auxiliar os pediatras em um melhor diagnóstico e tratamento. “A doença reumatológica é um diagnóstico de exclusão, no qual só confirmamos lúpus, artrite, entre outros, uma vez que se tenha excluído outras possíveis causas de sintomatologia do paciente”, acrescenta.