Complexo participa em NY da programação do Dia do Pequeno Príncipe
Saúde, ação humanitária e educação foram alguns dos temas debatidos durante o Dia do Pequeno Príncipe, realizado nesta sexta-feira, 28, em Nova York. O evento – organizado pelas Nações Unidas, pela Organização Internacional da Francofonia e pela Sucessão Antoine de Saint-Exupéry – contou com a participação do Complexo Pequeno Príncipe.
O diretor-corporativo da instituição, José Álvaro Carneiro, foi o mediador do painel “A Saúde e a Ação Humanitária” e a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, foi uma das painelistas. Participaram, ainda, a representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para as Crianças e os Conflitos Armados, Leila Zerrougui, e o assessor sênior ao diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS (UNAIDS), Djibril Diallo.
Segundo Carneiro, o conceito de “pensar global e agir local” deu o tom do painel sobre o cuidado com as crianças. “Não importa se em áreas de conflito ou de pobreza ou descaso, é possível perceber que a energia que transforma está associada a valores. Nisso, Saint-Exupéry, e o seu Pequeno Príncipe, inspira, motiva e une pessoas e atitudes pelo mundo”, afirmou. “Muito importante perceber que uma organização paranaense está em plena sintonia com a cultura da empatia, paz e protagonismo para construir um futuro melhor a partir das crianças, dos adolescentes e das famílias que atendemos”, completou o diretor.
Sobre o evento
O Dia do Pequeno Príncipe foi concebido como uma ação de diplomacia cultural e faz parte do Mês da Francofonia, cuja programação inclui várias atividades culturais e de debate em Nova York. O evento desta sexta-feira foi realizado na New York Public Library e teve uma série de painéis com representantes das áreas científica, cultural e literária.
Na ocasião, eles compartilharam suas experiências com base nos valores presentes no livro O Pequeno Príncipe – a clássica obra de Antoine de Saint-Exupéry –, como amizade, solidariedade, diversidade, multilinguismo, proteção do meio ambiente, saúde e educação.