Programa intensifica intercâmbio de informações com pesquisadores da França
Uma troca de experiências entre pesquisadores do Brasil e da França, nesta semana, deu início a dois grandes projetos que serão realizados em parceria entre profissionais do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) e da Universidade de Nice. Nesta quarta-feira, dia 26, eles estiveram reunidos no Hospital Pequeno Príncipe e apresentaram para médicos e pesquisadores os resultados obtidos até o momento em seus estudos.
“O programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, realizado em parceria com a Faculdades Pequeno Príncipe, intensificou o intercâmbio com colaboradores estrangeiros. O encontro ocorrido nesta semana marcou o início de dois grandes projetos com a Universidade de Nice, em pesquisas sobre biomarcadores genéticos no autismo e sobre famílias que apresentam casos de um tipo específico de câncer relacionado à mutação de um gene”, explicou o diretor-científico do Instituto, Bonald Cavalcante de Figueiredo.
“Esses estudos vão beneficiar os alunos de doutorado e pós-doutorado, bem como irá ampliar as possibilidades de diagnóstico molecular para essas doenças. Os projetos são financiados pela Capes, por meio de convênios do programa Ciência sem Fronteiras, que busca consolidar a ciência, a tecnologia e a inovação com intercâmbios internacionais”, acrescentou.