Mais de 4 mil pulseirinhas de identificação já foram distribuídas no litoral do Paraná - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Mais de 4 mil pulseirinhas de identificação já foram distribuídas no litoral do Paraná

Desde o início da Operação Verão Maior, mais de 150 crianças já se perderam nas praias do estado
08/01/2020

Criança na praia exige atenção redobrada dos pais e responsáveis. Para evitar que os dias de lazer e férias se transformem em dor de cabeça, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão distribuindo pulseirinhas de identificação em todo litoral do estado.

Desde o dia 21 de dezembro, quando teve início a Operação Verão Paraná 2019/2020 (também chamada de Verão Maior), mais de 4 mil pulseirinhas já foram distribuídas. Elas também estão disponíveis para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Até os primeiros dias de janeiro, foram registrados mais de 150 casos de desaparecimento de meninos e meninas nas cidades litorâneas. A coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, lembra que a atenção dos responsáveis é primordial para evitar problemas. “Além das pulseirinhas de identificação, é importante que os pais orientem os filhos a conversar com um policial ou bombeiro se  perceberem que estão perdidos. É fácil identificá-los pelo uniforme. O ideal mesmo é  que elas nunca se afastem dos responsáveis”, comenta.

Há casos de crianças encontradas a mais de dois quilômetros de distância do local de saída, pois é comum perderem a referência de onde estão. O major Luciano José Romão, subcomandante da Operação Verão Maior no litoral do Paraná, afirmou que os dados contidos na pulseira facilitam o reencontro com a família. Ele informou que os pais podem procurar os postos policiais para colocar as pulseirinhas nas crianças. “A pessoa vendo uma criança chorando, acessa a pulseira e sabe para quem ligar, o nome dela, os nomes dos pais, onde estão hospedados, vê como fazer o contato”, reforça.

A coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, lembra que a atenção dos responsáveis é primordial para evitar problemas.

Sicride
O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) também está com ações no litoral paranaense durante o verão 2020. O objetivo é conscientizar os pais, orientando-os a respeito de cuidados junto às crianças, com o objetivo de evitar casos de desaparecimento.

A Polícia Civil do Paraná tem feito ações preventivas, desde o início da Operação Verão Maior, buscando contribuir para o bem-estar de crianças e adolescentes durante toda a temporada, ocasião em que muitas famílias aproveitam o litoral paranaense.  A colocação de cartazes com fotos de crianças desaparecidas em estabelecimentos comerciais e em lugares de grande circulação de pessoas, como rodoviárias, ferryboat, feiras, entre outros espaços, é outra ação realizada na temporada.

* Com informações da Rádio Paiquerê.

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais