Pequeno Príncipe participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe participa da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Além de distribuir a cartilha “12 Princípios do Cidadão em Defesa das Crianças e dos Adolescentes”, Complexo oferece palestras para voluntários
06/08/2013

O Pequeno Príncipe foi uma das instituições que participaram da abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, no último sábado, na Praça Osório. O Complexo promoveu a distribuição da cartilha “12 Princípios do Cidadão em Defesa das Crianças e dos Adolescentes”, elaborada para conscientizar sobre a importância de combater e denunciar os abusos e os maus-tratos.

O Pequeno Príncipe integra o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade no Paraná, que envolve uma série de instituições comprometidas em mobilizar a sociedade civil e os governos para se alcançar, até 2015, oito metas socioeconômicas para reduzir a pobreza e em prol da educação, da saúde, do meio ambiente e do desenvolvimento – os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A Associação Eunice Weaver do Paraná, que promove a pesquisa científica e o atendimento médico, educacional e social a crianças e adolescentes, com prioridade aos filhos sadios de hansenianos, também faz parte do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e participou da abertura do evento com a distribuição de material informativo sobre a doença.

Amanhã (7), às 16h, a entidade promoverá uma palestra sobre a hanseníase na Associação Dikaion, em Piraquara. A especialista em hansenologia Dra. Nádia Almeida abordará o tema “Conscientização sobre Hanseníase”, tendo como foco o sexto objetivo do milênio para o apoio na eliminação da doença.

A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, de 4 a 10 de agosto, é um período de conscientização e de mobilização para o exercício da cidadania por meio da prática da solidariedade, compreendendo uma série de atividades em todo o Brasil (veja a programação no Paraná http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/FreeComponent2013content220355.shtml).

Na abertura, a coordenadora nacional de Mobilização e coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal, afirmou que o objetivo do evento foi alcançado. “Nós estamos bem satisfeitos porque as instituições e organizações que fazem parte do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade Nós Podemos Paraná se comprometeram e estão presentes, e percebemos que está tendo uma mobilização e as pessoas estão se interessando pelo tema”, disse.

O Complexo Pequeno Príncipe integra o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade no Paraná desde 2006, pois a sua missão de promover a saúde da criança e do adolescente vai ao encontro da redução da mortalidade infantil, que é um dos “8 Jeitos de Mudar o Mundo” – como são chamados no Brasil os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Além da entrega da cartilha no sábado, ao longo desta semana (de 5 a 9) o Complexo oferece 15 palestras, no auditório de treinamento do RH, para cerca de 400 voluntários do Hospital, sobre as redes sociais (conceito, funcionamento, riscos e cuidados) e os “8 Jeitos de Mudar o Mundo”.

+ Notícias

04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
28/10/2025

Noite do Bem 2025: solidariedade e alta gastronomia em prol da vida

Evento reuniu apoiadores em um jantar para arrecadar fundos para os serviços de Oncologia e Hematologia e de Transplante de Medula Óssea
28/10/2025

Qual é o protocolo para picada de escorpião em crianças?

Casos aumentam no Brasil e exigem atenção redobrada de pais e cuidadores
26/10/2025

Pequeno Príncipe celebra 106 anos de excelência em transformar vidas

Maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado e a alta complexidade
Ver mais