Verão: atenção redobrada às brincadeiras das crianças na piscina ou no mar é fundamental - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Verão: atenção redobrada às brincadeiras das crianças na piscina ou no mar é fundamental

Número de mortes por afogamento no litoral do Paraná em 2019, de acordo com o Corpo de Bombeiros, já superou a temporada 2017/2018
16/01/2019

Até o dia 9 de janeiro, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas sete mortes por afogamento no litoral do estado. O número é preocupante, já que no final da temporada 2018 o total de óbitos ficou em 6.

No Brasil, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de  mortes por afogamento supera 6,5 mil casos ao ano. As crianças são as principais vítimas, sendo essa a segunda causa de morte entre meninos e meninas de um a nove anos.

Por conta das férias escolares e dos dias quentes de verão, as brincadeiras na água – sejam elas na piscina ou no mar –  são uma boa opção para a garotada. Por isso, os pais e responsáveis devem sempre acompanhar os pequenos nesses momentos. “As crianças nunca devem ficar sozinhas, mesmo que utilizem boias. O acessório de segurança também pode ser uma armadilha, já que elas conseguem tirar com facilidade”, fala o pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Eduardo Gubert.

Outra medida importante diz respeito à observação das normas de segurança do ambiente. Muitas bandeiras e avisos sinalizam perigos em alguns locais. “Se está lá é para obedecer”, afirma o médico.  Em caso de acidentes, é fundamental prestar os primeiros socorros com urgência. “Caso não haja ninguém apto no local, é preciso buscar ajuda. Quanto mais rápido for o processo, menos chance de sequelas”, reitera Gubert.

Mito ou verdade: nadar depois de comer faz mal?
É verdade. Praticar qualquer exercício físico logo após comer, como nadar, correr ou pedalar, pode ser prejudicial à saúde. Após uma refeição leve, por exemplo, é preciso esperar 40 minutos para entrar na água. Isso ocorre porque, para digerir os alimentos, o estômago precisa receber fluxo sanguíneo. E ao se exercitar, o organismo passa a priorizar a distribuição do sangue para os músculos.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais