Hidratação é a palavra de ordem no verão para as crianças
Praia, piscina e dias bastante ensolarados são a marca registrada do verão. A estação mais quente do ano, que coincide com as férias escolares, exige atenção especial às crianças. Nesta época, por exemplo, os casos de infecção intestinal são frequentes.
O pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Eduardo Gubert, chama a atenção para a questão. “O mais preocupante é a infecção intestinal nessa época do ano. Há um revezamento de infecções intestinais no verão e respiratórias no inverno”, avalia.
O hábito de levar areia à boca e água contaminada contribuem para o surgimento do problema. “A criança muito pequena, com infecção intestinal, não consegue ficar pedindo por líquido. Por isso, cabe aos pais hidratá-las corretamente”, reitera Gubert.
No verão é preciso ingerir de três a quatro vezes mais água do que o indicado (para crianças entre um e 10 anos, por exemplo, o ideal é consumir um litro e meio por dia). Na hora da sede, porém, é muito comum o consumo de refrigerantes e sucos de caixinha, mas por serem ricos em açúcar e sódio, essas bebidas trabalham na desidratação do corpo.