Hospital Pequeno Príncipe reúne apoiadores em evento sobre investimento social privado
O Hospital Pequeno Príncipe realizou em São Paulo, no dia 24 de outubro, o encontro “Inspiração e Sustentabilidade: o investimento social privado como elemento da responsabilidade social”. O evento reuniu empresas apoiadoras da instituição que, durante toda a manhã, puderam se aprofundar nos conceitos relacionados aos temas propostos, bem como conhecer cases de sucesso na área.
A primeira palestra foi proferida pelo gerente de Prospecção de Projetos e Parcerias do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Guilherme Sylos. Ele apresentou os principais números da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo IDIS em parceria com o Instituto Gallup, que mostram que mais da metade dos brasileiros fizeram doações em dinheiro em 2015. Ainda assim, o valor total doado – R$ 13,7 bilhões – corresponde a apenas 0,23% do PIB brasileiro. Na Inglaterra, por exemplo, as doações equivalem a 0,5% do PIB e nos Estados Unidos a 1,4% do PIB.
Na sequência, Sylos apresentou algumas formas de doação que podem ser utilizadas pelas empresas, a partir da aplicação das leis de incentivo fiscal. Ele também citou os benefícios que podem ser agregados à empresa a partir da estruturação dessas ações. “Eu acredito que o maior benefício de todos, sem dúvida, é a melhoria da sociedade. Esta é a principal contribuição da responsabilidade social empresarial. E ainda podemos citar outras, como o fortalecimento da parceria entre a empresa e as organizações da sociedade civil, o engajamento que essas ações geram dentro da própria empresa, a admiração dos clientes, o fortalecimento da imagem da empresa interna e externamente, além da satisfação de estar contribuindo com uma causa que faça sentido para a empresa”, pontuou.
Case Engie
O segundo palestrante da manhã foi Eduardo Vieira, responsável pelas iniciativas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Engie, empresa multinacional do ramo energético, que atua em grande parte do Brasil.
A Engie é investidora do Pequeno Príncipe e apoia inúmeras outras organizações em vários estados brasileiros, além de desenvolver projetos próprios de responsabilidade social. Eduardo apresentou aos participantes como a instituição tem buscado utilizar 100% do potencial de doação das leis de incentivo fiscal. “Esta é uma diretriz da nossa diretoria: buscar sempre aportar 100% da nossa capacidade de investimento pelas leis de incentivo fiscal”, revelou.
Vieira contou aos participantes que a estruturação das ações de responsabilidade social da empresa seguiu alguns passos. “Primeiramente adquirimos bastante experiência na execução dos projetos e no aporte de recursos via leis de incentivo. A partir desta experiência, sentimos que podíamos capacitar as comunidades e organizações sobre os mecanismos de incentivo fiscal. Então desenvolvemos algumas cartilhas que estão disponíveis para download gratuito. O terceiro passo foi engajar os nossos colaboradores na doação do seu próprio Imposto de Renda. Já fizemos três campanhas, uma delas voltada ao Pequeno Príncipe, e o engajamento tem aumentado ano a ano”, contou.