Saúde e o golfe
Em termos de saúde, o golfe é um jogo de coordenação entre visão e mecânica corporal. Trabalha a arquitetura do movimento liderada pelo foco. É excelente para desenvolver a objetividade, a iniciativa, a concentração, a persistência e a capacidade de enfrentar desafios.
Minigolfe é inaugurado no Pequeno Príncipe
O paciente do Hospital Pequeno Príncipe, Gabriel Antonuitti, de 14 anos, nunca tinha jogado golfe. Mas na tarde desta terça-feira, dia 2, pode dar a sua primeira tacada e de quebra inaugurar o Minigolfe da instituição em que faz tratamento, o primeiro do Brasil em um ambiente hospitalar. A iniciativa foi viabilizada com o apoio da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), Confederação Brasileira de Golfe (CBG), A. Yoshii Engenharia e Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii.
A ação também reforça importantes valores como equidade, honestidade e cortesia. “No golfe, as pessoas podem competir de igual para igual levando em consideração suas diferenças. Por exemplo, se um jogador de maior habilidade compete com um de nível inferior, esse último ganha algumas vantagens que o igualam ao superior na disputa. São princípios de equidade como esses que o Pequeno Príncipe também dissemina como instituição”, destacou o diretor corporativo da entidade, José Álvaro Carneiro.
Para o presidente da FPCG, Sakae Tamura, essa também é uma oportunidade para que os pacientes deem boas risadas. “Com o Minigolfe, os meninos e meninas poderão desfrutar de um ambiente lúdico, se divertir muito e conhecer um esporte diferente”, apontou. As atividades serão realizadas sempre com a supervisão de voluntários capacitados por profissionais da modalidade.
Além disso, as crianças e os adolescentes que quiserem dar continuidade ao esporte podem vir a fazer parte do projeto Golfe para a Vida – Programa de Formação de Talento e Cidadania, projeto de responsabilidade social corporativa da CBG. “Nós acreditamos que o esporte deve ser iniciado ainda na infância. Ele é um suporte para a educação e ética. O Pequeno Príncipe faz um trabalho fantástico e por isso, queremos eternizar essa parceria”, relatou o presidente da Confederação, Euclides Gusi.
Para o gerente de incorporação da A. Yoshii Engenharia, Erik Takada, é gratificante contribuir com um projeto tão único e especial como o do Minigolfe. “É uma satisfação poder, de alguma forma, colaborar com o processo recuperação dos meninos e meninas”.