Primeiro paciente do Pequeno Príncipe a receber transplante de medula óssea entre familiares tem alta hoje
Teve alta no início da tarde desta terça-feira (05 de março), o primeiro paciente submetido ao Transplante Alogênico de Medula Óssea no Hospital Pequeno Príncipe. T. J. B., de 12 anos, recebeu medula óssea sadia da irmã, de 30 anos, no dia 08 de fevereiro. O paciente se recupera bem. “Já percebemos que a nova medula começa a produzir células de sangue sadias”, comemora a médica Samantha Nichele, integrante da equipe de transplante.
O Transplante Alogênico de Medula Óssea é um procedimento de alta complexidade em que as células de medula sadias são retiradas de um doador, normalmente familiar, e transferidas para o paciente por meio de transfusão de sangue. Desde 2011, o Hospital Pequeno Príncipe realiza transplante de medula óssea, porém na modalidade autólogo, quando a medula vem do próprio paciente.
Para realizar este transplante, a instituição recebeu reforço com a contratação de mais três médicos especialistas e treinamento diferenciado para a equipe de enfermagem. O sucesso deste transplante é o resultado de um trabalho multidisciplinar que envolve, desde equipe médica e profissionais de enfermagem altamente especializados até psicólogos e dentistas.
O paciente T.J.B. iniciou o tratamento no Pequeno Príncipe há um ano. Em fevereiro de 2012 recebeu o diagnóstico de leucemia aguda, um tipo grave de câncer no sangue que leva à súbita proliferação de células brancas, causando alteração em todas as outras células. O transplante foi a melhor indicação para ampliar as chances de cura da leucemia do garoto.
O teste de compatibilidade apontou tanto a irmã quanto o irmão mais velho do paciente como doadores. A irmã se dispôs a ser doadora. “Estou muito feliz com essa atitude de amor entre meus filhos. É uma grande conquista para toda a nossa família”, afirma emocionada Maria, a mãe de T. J.B.