Profissionais do Pequeno Príncipe participam de formação lúdica em literatura oferecida pelo Programa Prêmio Criança
O Hospital Pequeno Príncipe foi um dos vencedores do Prêmio Criança 2016, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, que reunia iniciativas inovadoras na Primeira Infância – período que compreende a gestação até os seis primeiros anos de vida. Por conta desta importante conquista, psicólogos, educadores, voluntários e assistentes sociais receberam uma formação voltada à literatura e suas formas de aplicação no dia 25 abril.
Todos os vencedores do prêmio receberam um kit, formado por um baú que reúne um acervo de quase 50 livros infantis com diferentes temáticas, tapete tatame (apropriado para atividades com os pequenos leitores), além de materiais para atividades de teatro de fantoches. “O Hospital conta com muitos profissionais que atuam diretamente com as crianças e que realizam trabalhos lúdicos. A ideia é apresentarmos novas estratégicas e instrumentos que possibilitem o desenvolvimento da criatividade e imaginação das crianças”, comentou a técnica do Programa Prêmio Criança, Geraldine Challe.
Em um primeiro momento, os participantes foram incentivados a resgatar a própria memória afetiva para que compreendessem os seus próprios valores. Na sequência, os profissionais instrumentalizaram isso por meio do livro, compartilhando suas memórias por meio da contação de histórias. “É preciso que exista um diálogo entre o mediador de leitura e a criança. É uma troca. A história trará um universo único e encantado para a criança, mas é importante que o contador traga seu próprio universo”, ressaltou a atriz, pesquisadora, contadora de histórias e facilitadora da ação, Lili Flor.
A Campanha Pra Toda Vida – A Violência Não Pode Marcar o Futuro das Crianças e Adolescentes foi contemplada com o Prêmio Criança 2016, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente a projetos inovadores voltados à Primeira Infância. Esta foi a segunda vez que a instituição recebeu o prêmio. A primeira foi em 2002, com o Programa Família Participante. Saiba mais sobre o assunto aqui.