Pequeno Príncipe e APACN vão atuar em parceria no combate ao câncer
O Complexo Pequeno Príncipe (referência nacional em serviços de saúde para crianças e adolescentes) e a APCN (uma das principais instituições de apoio a crianças com neoplasia do Paraná) formalizaram parceria e irão realizar trabalho conjunto voltado ao combate de câncer infantojuvenil.
O objetivo é unir forças e a expertise das instituições na área. Esse trabalho prevê o aprofundamento de pesquisas e o desenvolvimento dos métodos de diagnóstico precoce, com foco em leucemias, carcinoma suprarenal e neuroblastomas.
Ambas as instituições irão usufruir reciprocamente de infraestrutura, equipamentos, técnicos, médicos e pesquisadores. A estrutura do Complexo compreende o Hospital, a Faculdades e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
“Essa união multiplica o potencial de obtermos resultados positivos”, avalia José Álvaro Carneiro, diretor corporativo do Complexo.
O termo de cooperação técnica tem validade inicial de dois anos, podendo ser prorrogado na sequência.
PEQUENO PRÍNCIPE – Considerado um dos mais importantes serviços de Oncologia e Hematologia pediátricas do Brasil, o Complexo Pequeno Príncipe atende a crianças e adolescentes com câncer, doenças do sangue e em espera por transplante de medula óssea de todo o país. Unidade mais antiga do Complexo, com 93 anos de criação, o Hospital é referência no tratamento de doenças hematológicas malignas e não malignas e tumores sólidos. Oitenta porcento dos atendimentos são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Por ano, são quase 60 mil procedimentos ambulatoriais ligados a cânceres.
APACN – Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública federal, estadual e municipal que tem como missão a humanização do tratamento do câncer infantojuvenil. Criada em 1983, se dedica a dar amparo a famílias cujos filhos tratam a doença em Curitiba – como hospedagem, alimentação, transporte, medicamentos, além de suporte emocional.