50 anos de amor e dedicação às crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

50 anos de amor e dedicação às crianças

Ety da Conceição Gonçalves Forte é homenageada em celebração ao trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
03/10/2016

As cinco décadas que marcam a dedicação de Ety da Conceição Gonçalves Forte às crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe são definidas por ela de forma simples: “É como se cada criança fosse um filho e, mesmo na dor, você percebe no olhar a alegria que eles têm quando o voluntário chega para brincar. É transformador”, revela.

Presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raudsc_5346l Carneiro desde 1966, dona Ety, como é conhecida, foi homenageada pelos voluntários da instituição no sábado, dia 1.º, em confraternização que marcou a celebração do Dia do Voluntário Paranaense, 27 de setembro. O encontro reuniu 65 voluntários do Pequeno Príncipe e da Associação Eunice Weaver do Paraná.

“É uma emoção que não cabe no nosso coração. A mãe é uma voluntária símbolo não só do Paraná, mas no Brasil, porque olhou e viu mais do que uma estrutura, viu a possibilidade de cuidar e transformar”, orgulha-se a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

dsc_5420Para a diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe, Patricia Forte Rauli, a caçula da família, a dona Ety é um exemplo que ensinou que “a vida é alegria, cor, filosofia, irreverência, doação e generosidade”. Emocionada declarou: “Mãe, você é um exemplo de luz que se multiplica por todas as crianças”.

Missão
dsc_0025Ser um voluntário é especial. “Ninguém é chamado a um hospital sem motivo, seja como voluntário ou para trabalhar, com certeza essa é uma missão única, que nem sempre é fácil”, ressalta dona Ety. A coordenadora do Setor de Voluntariado, Rita Lous, completa: “Nós nos deparamos com as situações mais diversas, alguns dias são difíceis e, às vezes, até  dá vontade de desistir, mas um laço nos une”.

Dona Ety, uma voluntária de coração, conta que tem o espírito renovado em cada encontro com as crianças. “Durante esses 50 anos, muitas pessoas me perguntaram se eu não me cansava de ter um compromisso fixo, uma obrigação, e eu nunca me cansei, porque a cada encontro com as crianças, o voluntário passa a ser um menino e uma menina”.

+ Notícias

02/12/2025

Dia de Doar: quando a generosidade transforma futuros

No Brasil, a data destaca a urgência de fortalecer organizações sociais que geram impacto na vida de milhares de meninos e meninas
01/12/2025

Pequeno Príncipe conquista Prêmio Humanizar a Saúde 2025

Projeto Bem-Estar é reconhecido na votação popular na categoria Saúde Mental
23/11/2025

Câncer infantil: diagnóstico precoce aumenta chances de cura em até 80%

Hospital pediátrico alerta para a importância de reconhecer sintomas que muitas vezes se confundem com os de doenças comuns da infância
19/11/2025

Play For a Cause leiloa medalhas que representam três gols do rei contra Senegal em apoio ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe

Itens de ouro, prata e bronze cunhados pela Casa da Moeda do Brasil celebram momento histórico de 1967 e terão renda destinada à pesquisa científica dedicada à saúde de crianças e adolescentes
18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
Ver mais