Calouros de Medicina da FPP visitam o Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Calouros de Medicina da FPP visitam o Hospital Pequeno Príncipe

O acolhimento aos futuros médicos já faz parte do calendário de atividades da instituição
25/02/2016
Os calouros de Medicina da FPP participaram da tradicional acolhida no Hospital.
Os calouros de Medicina da FPP participaram da tradicional acolhida no Hospital.

Quarenta e sete calouros do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe participaram, na manhã desta quinta-feira (25/2), da já tradicional acolhida aos futuros médicos no Hospital. Além da visita à instituição, o grupo conheceu detalhes da história da entidade, que há quase um século é referência em saúde infantojuvenil, e participou de palestras com diferentes profissionais.

Coube à cirurgiã pediátrica e professora da FPP, Elisângela de Mattos e Silva, dar as boas-vindas à turma. O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, falou sobre a estrutura da instituição e também dos avanços na área médica.
Fábio de Araújo Motta, infectologista, pediatra e coordenador de Qualidade e do Programa de Acreditação do Hospital Pequeno Príncipe, também trocou experiências com os acadêmicos. “Errar é humano e admitir os erros é o primeiro passo para aprender com eles e melhorar o desempenho”, avisa o médico.

A diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, trouxe o tema da humanização para reflexão com os estudantes. “Médicos também têm e devem expressar emoção. Lidar com isso, de maneira saudável, é o grande segredo”, diz.
Os futuros médicos tiveram outra surpresa especial. O esperado trote de boas-vindas foi uma interação mais que especial com pacientes do Pequeno Príncipe, que fizeram desenhos nos rostos dos estudantes.

Os pacientes interagiam com os futuros médicos em um trote mais que especial.
Os pacientes interagiam com os futuros médicos em um trote mais que especial.

Repercussão
A acadêmica Ingridy Digner considerou extremamente relevante a visita. “É muito importante observar na prática tudo que veremos sobre humanização, aproximação com o paciente. Isso é levado muito a sério no Hospital”, comenta.

Pedro Calegari, também calouro de Medicina da FPP, estava bastante ansioso. “O Brasil inteiro conhece o Hospital e essa aproximação vai permitir relacionar prática com teoria”, observa.

A coordenadora geral do Centro Acadêmico de Medicina Maria Estrella da Faculdades Pequeno Príncipe, Gabriela de Araújo, lembra que a iniciativa partiu dos próprios estudantes do curso. “A ideia é que eles vejam que a Medicina não se restringe a tratar doença. É humanização, carinho, afeto e cuidado, que são pilares do Complexo Pequeno Príncipe”, fala.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais