Instituto de Pesquisa em números
O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe tem como foco a inovação, colocando a ciência em busca de novos diagnósticos, tratamentos, prevenção e cura de doenças complexas. Confira abaixo alguns números de 2014 relacionados à unidade de estudos científicos do Complexo Pequeno Príncipe.
– 17 pesquisadores;
– 7 linhas de pesquisa;
– 80 projetos em andamento;
– 29 artigos científicos de alto impacto publicados;
– 61 instituições parceiras nacionais e internacionais.
Pequeno Príncipe reúne investidores para prestação de contas
O Complexo Pequeno Príncipe reuniu na noite dessa quinta-feira, dia 20, no Hospital Pequeno Príncipe, participantes do projeto Seleção Gols pela Vida. Eles foram recepcionados com um coquetel – cedido pela Anis Gastronomia – e assistiram a uma prestação de contas sobre as atividades do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, com o qual colaboram por meio de suas contribuições.
Na ocasião, a cientista do Instituto, Carolina Prando, fez uma breve explanação sobre as linhas de estudo da unidade de pesquisa científica do Complexo. Carolina, que também é médica imunologista do Hospital, ressaltou importantes conquistas e resultados de projetos em desenvolvimento no local.
“Tenho a satisfação de dizer que graças ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe nós temos no Complexo os equipamentos mais modernos que podemos utilizar para estudo de genética e bioinformática. Isso nos ajuda com o entendimento de todos os dados que são gerados a partir das máquinas”, salientou Carolina.
Um dos equipamentos de última geração do Instituto – usado em sua Unidade Genômica –, por exemplo, permite que com o uso de um chip sejam sequenciados cerca de 25 mil genes de uma pessoa em um único momento. “É uma máquina que faz o sequenciamento de exoma e genoma. Por meio dela, também podem ser desenvolvidas pesquisas sobre doenças infecciosas, enfermidades oncogenéticas, imunodeficiências primárias e de microbiologia”, explicou a cientista.
Outra conquista do Instituto é o Biobanco, local onde são armazenadas amostras biológicas de pacientes de forma segura, organizada e seguindo regras internacionais para sua utilização. “Com o uso das amostras, estudamos e podemos encontrar o motivo e a explicação da patologia de cada paciente”, disse. “O Biobanco vai beneficiar não somente o Instituto e o Hospital, mas também outros centros de pesquisa de todo o Brasil”, completou.
Sobre o projeto
O projeto Seleção Gols pela Vida é uma das iniciativas que contribuem com a captação de recursos para o Complexo Pequeno Príncipe. Por meio dele, pessoas físicas e jurídicas de Curitiba e região metropolitana, interessadas em investir em estudos científicos, colaboram com a manutenção e a ampliação do trabalho do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. O auxílio é feito por meio de doações continuadas e os investidores sociais têm várias contrapartidas, que garantem visibilidade a eles e acesso a diversos benefícios junto a estabelecimentos parceiros do Complexo.