É inaugurada a Biblioteca O Pequeno Príncipe
A leitura opera milagres e faz toda a diferença na rotina de pacientes e seus familiares. Por conta disso, o clima foi de festa e muitas homenagens na tarde desta terça-feira (14/04) no Hospital Pequeno Príncipe.
Com o apoio da marca de alta relojoaria suíça IWC Schaffhausen e à parceria com a Fundação Antoine de Saint-Exupéry, o Hospital ganhou um novo espaço cultural: a Biblioteca O Pequeno Príncipe.
Instalada no 5.º andar do Hospital, a biblioteca oferece 1 mil títulos infantojuvenis, 1 mil obras para adultos, além de notebooks, tablets e outros recursos. “É um prazer permitir que a cultura e a leitura façam parte da rotina no hospital”, fala Olivier d’Agay, diretor da Fundação Antoine de Saint-Exupéry e responsável pela indicação da instituição para a IWC Schaffhausen.
A solenidade de inauguração contou com a presença mais que especial da top model Adriana Lima, embaixadora da marca IWC. “Fiquei sensibilizada com o trabalho que vocês realizam. Mesmo sendo um hospital, a energia de todos aqui é muito positiva, especial. Tenho dois filhos e é impossível não me emocionar”, completa.
A implantação da biblioteca no HPP foi possível devido à doação de um relógio IWC de platina (modelo “Last Flight”), do qual foram produzidas 17 unidades, que foi arrematado por 40 mil francos suíços (cerca de R$ 132 mil) em um leilão em 2014. Stephanie Aubry, gerente da IWC Schaffhausen Brasil, ressaltou o comprometimento da entidade com causas sociais e ambientais. “Ficamos muito contentes por colaborar com uma instituição brasileira como o Hospital Pequeno Príncipe e por termos nossa embaixadora Adriana Lima conosco nesse momento tão especial’, diz.
José Álvaro Carneiro, diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, fez questão de ressaltar a importância da colaboração da Fundação Antoine de Saint-Exupéry com o HPP e a presença da paciente Fabiele Fortes, 13 anos. “Converso muito com ela sobre a leitura, a forma como a literatura pode nos transportar para inúmeros lugares graças à imaginação”, comenta.
“A literatura nos leva às aventuras mais inusitadas, abre as portas para o mundo e nos permite sonhar. Em um hospital, no qual as crianças estão privadas de liberdade, esse é um recurso inestimável“, destaca a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.
Para encerrar a solenidade, Fabiele leu um texto em que destaca a sua paixão pela leitura. “Uma biblioteca é o máximo, um lugar muito especial à imaginação. Uma biblioteca linda, dentro do Hospital Pequeno Príncipe, é demais. Podemos emprestar livros e garanto que todos vamos sentir um grande conforto ao ver, andar ou até sentar para ler essas obras“, entusiasma-se.
Além das obras, dos dois notebooks e dos cinco tablets que permitirão o acesso a e-books, a Biblioteca O Pequeno Príncipe conta com uma televisão de 42 polegadas e um aparelho de blu-ray para sessões bacanas de cinema. Elementos lúdicos inspirados na obra de Saint-Exupéry, incluindo jogos interativos, idealizados pelo artista plástico André Mendes, também dão um toque único ao local.
Outro diferencial do projeto é biblioteca itinerante, que vai garantir o acesso às obras para os pacientes que não têm condições de deixar os quartos.