Telepediatria para municípios
O projeto Telepediatria Pequeno Príncipe tem levado a expertise centenária do Hospital Pequeno Príncipe em saúde da criança e do adolescente a diferentes municípios brasileiros. A iniciativa abrange teleinterconsultas e teleconsultorias para unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de pronto atendimento (UPAs) com os especialistas em saúde da criança e do adolescente do Pequeno Príncipe.

Nas unidades básicas de saúde, o atendimento é realizado em tempo real, por videoconferência, com um médico do Pequeno Príncipe. Para tornar esse atendimento mais efetivo, nas teleinterconsultas é utilizado o dispositivo TytoCare, que permite a realização de exames de forma remota.
O projeto Telepediatria Pequeno Príncipe está presente, por exemplo, em unidades básicas de saúde de Paranaguá, município do litoral paranaense, e de Iguape, cidade localizada no Vale do Ribeira, no estado de São Paulo.
Segunda opinião
Já a modalidade de teleconsultoria, realizada em parceria com as unidades de pronto atendimento, visa ao suporte remoto entre as equipes do Hospital Pequeno Príncipe e das UPAs. A teleconsultoria é feita com pediatras do Pequeno Príncipe com experiência em emergência, auxiliando na tomada de decisão e na segunda opinião aos médicos das UPAs.
O objetivo da teleconsultoria é a evolução satisfatória de pacientes pediátricos de média complexidade internados ou em atendimento na unidade, bem como a qualificação do encaminhamento de pacientes com complexidade crescente ou alta complexidade para unidades de atendimento terciário (hospitais de grande porte) ou quaternário.
Nas UPAs, também se busca disseminar conhecimento baseado em evidências científicas, esclarecer dúvidas sobre o tratamento de crianças e adolescentes no nível da atenção primária em saúde (APS), difundir boas práticas e qualificar o referenciamento pediátrico. A Telepediatria Pequeno Príncipe está presente, por exemplo, em todas as unidades de pronto atendimento de Curitiba, capital do Paraná.
Atendimento em neurologia
O Hospital Pequeno Príncipe também disponibiliza para diversos municípios atendimento de telepediatria focado em neurologia, o que ajuda a suprir a falta de profissionais especializados em pediatria nessas localidades. Com o uso de uma metodologia específica de atendimento remoto para consultas de neurologia pediátrica, esse serviço tem sido realizado em parceria com o município de Paranaguá, no litoral do Paraná.

Saúde para além de UBSs e UPAs
O Pequeno Príncipe mantém, desde 2021, o Projeto Saúde Lá e Cá, que leva mais saúde para crianças e adolescentes indígenas que moram na aldeia Kakané Porã, localizada no bairro Campo do Santana, em Curitiba. O objetivo da iniciativa é promover saúde, garantir direitos e buscar a participação das famílias no cuidado integral de cada menina e menino que vivem na aldeia. Desde o início do projeto, já foram realizados mais de XXX atendimentos presenciais e remotos.
Com uma equipe multiprofissional, são feitas triagem e consultas médicas para avaliação das condições de saúde de cada um e encaminhamentos para exames e avaliação de especialistas do Hospital, quando necessário. Nesses encontros também são verificadas as carteiras de vacinação e aplicadas vacinas, visando à atualização vacinal. No intervalo dos encontros presenciais, as famílias indígenas podem receber teleatendimentos para a solução de demandas imediatas de saúde, com o auxílio do equipamento e da plataforma TytoCare, e encaminhamento para o Hospital Pequeno Príncipe nos casos que demandam atendimento presencial.
Mais informações
Para mais informações sobre o projeto Telepediatria Pequeno Príncipe, entre em contato com o Serviço de Telessaúde do Hospital Pequeno Príncipe.
Telefone: (41) 3310-1378 ou (41) 99626-9791
E-mail: telessaude@hpp.org.br