Acompanhe também as redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade!
Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e TikTok.
Janaína Ferrer: a Prof.ª Jana, apaixonada pela educação infantil
Natural de Tamboara, interior do Paraná, Janaína Ferrer se mudou para Curitiba em busca de melhores oportunidades de trabalho. Motivada pelo pai e pela paixão por ensinar, começou a faculdade de Pedagogia na capital. Ao chegar ao Hospital Pequeno Príncipe para uma entrevista, descobriu a existência do Centro de Educação Infantil (CEI) e foi amor à primeira vista. Há 15 anos, a Prof.ª Jana, como é conhecida, transforma a vida de filhos dos colaboradores do Complexo por meio da educação e do cuidado.
A escolha da profissão
“Sou de Tamboara, no interior do Paraná. Desde pequena, gostava de brincar de ensinar. Por isso, cresci com o sonho de ser professora. Me casei e, na sequência, eu e meu marido nos mudamos para Curitiba em busca de melhores oportunidades de emprego. Assim que cheguei à cidade, comecei a fazer faculdade de Pedagogia. Meu pai sempre me incentivou a estudar. Ele dizia: ‘O teu nome é a sua porta de entrada para tudo.’”
Início da jornada no Pequeno Príncipe
“Uma amiga me indicou para uma vaga de recepcionista no Hospital Pequeno Príncipe. A profissional do RH viu o que eu cursava e falou sobre uma oportunidade de estágio no Centro de Educação Infantil. Não sabia que existia uma escola dentro da instituição e ainda não tinha experiência na área, mas fiquei curiosa. Fui conhecer o CEI e me apaixonei – amor à primeira vista! As meninas me acolheram com muito carinho, parecia que nos conhecíamos há muito tempo. Após um período como estagiária, virei monitora e, com o término da graduação, me tornei professora. São 15 anos de dedicação à educação dos filhos dos colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe.”
Acolhimento da equipe do CEI
“No CEI, as profissionais são muito humanas e empáticas. Quando meu pai faleceu, me deram todo o apoio necessário, e isso me marcou bastante. Não é toda empresa que tem esse olhar humano. Sou muito grata pelo acolhimento que tiveram comigo durante esse momento tão difícil.”
Histórias marcantes
“Às vezes, dá a impressão de que não temos nada especial para marcar alguém. Mas, então, recebo mensagens de gratidão de pais e cuidadores nas redes sociais. Ou encontro crianças, que já estão grandes, e ouço elas ainda me chamarem de Prof.ª Jana. É quando percebo que o trabalho que faço impacta e faz a diferença na vida das pessoas. Isso me enche de orgulho e faz tudo valer a pena.”
Amor incondicional pelas crianças
“Acompanhar o desenvolvimento dos pequenos é, definitivamente, minha parte favorita. É um privilégio vê-los aprender a reconhecer as letrinhas do nome, contar os números e identificar as cores. Fico muito feliz em ver nosso trabalho dando frutos. A educação infantil é uma troca: ensinamos, mas aprendemos com eles também.”
“Sou grata pela oportunidade de trabalhar com crianças e por ser incentivada a crescer, diariamente, como ser humano e profissional.”
Orgulho em pertencer
“O ensino na infância é a parte mais primordial da construção do ser, onde tudo começa. Sou grata pela oportunidade de trabalhar com crianças e por ser incentivada a crescer, diariamente, como ser humano e profissional. O CEI é a minha segunda casa.”
- Veja também – Mais histórias inspiradoras como a de Janaína Ferrer