HPP nas Escolas - Hospital Pequeno Príncipe

HPP nas Escolas

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento de crianças e adolescentes, e a inovação é um dos valores da instituição. Isso levou o Hospital, de forma pioneira no Brasil, a formatar um programa de teleatendimentos em pediatria para escolas, inspirado em modelos internacionais: o Hospital Pequeno Príncipe (HPP) nas Escolas.

O HPP nas Escolas proporciona mais segurança e saúde para os alunos. Também garante mais tranquilidade aos pais e responsáveis durante o período escolar, por poderem contar com a expertise do maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil, que tem mais de cem anos de história e é referência nacional em pediatria.

Pronto atendimento digital

HPP nas EscolasIntercorrências de saúde envolvendo crianças e adolescentes acontecem, e estar preparado para o atendimento dos alunos nesses momentos também proporciona mais credibilidade às escolas. Assim, o objetivo do HPP nas Escolas é oferecer todo o suporte médico necessário às instituições para o atendimento do estudante no ambiente escolar, reduzindo idas desnecessárias a hospitais durante o período de aula.

Aderindo ao programa, a escola aciona o pediatra do Pequeno Príncipe, por videoconferência, caso aconteça alguma intercorrência. Com auxílio do dispositivo TytoPro (cedido pelo Hospital), a equipe escolar transmite, em tempo real, as informações iniciais sobre o estado do aluno, possibilitando que o médico faça as orientações necessárias de acordo com cada caso. 

Com o HPP nas Escolas, as instituições de ensino têm acesso a evoluções tecnológicas e cuidado integral, com a humanização e a excelência técnico-científica que são marcas do Pequeno Príncipe. 

Veja alguns dos benefícios alcançados com esse programa:

  • acesso a um serviço seguro que proporciona mais proteção e credibilidade à escola;
  • maior permanência do aluno em sala de aula;
  • redução de surtos de doenças e contágios na escola;
  • diferencial competitivo;
  • posicionamento social de cuidado integral (“Escola segura, criança feliz!”).

Sobre a tecnologia TytoCareᵀᴹ com o dispositivo TytoPro

O TytoPro é um dispositivo digital móvel, da TytoCareᵀᴹ, com capacidade de captar e transmitir dados de exame físico. É um equipamento portátil de alta tecnologia, com câmera de alta resolução, termômetro digital de testa, estetoscópio digital, otoscópio e abaixador de língua. O dispositivo funciona pareado a um aplicativo instalado em celular ou tablet (o TytoApp), por meio do qual são feitas as videoconferências e o exame remoto simultaneamente.

O equipamento consegue captar imagens do ouvido e da garganta, bem como permite avaliar outras partes do exame físico, como as auscultas cardíaca e pulmonar, a verificação da frequência cardíaca, a análise dos sons abdominais e a aferição da temperatura corporal.

HPP nas Escolas TytoCare

O médico recebe os dados e a guia do exame físico por meio do painel de controle, que funciona como prontuário eletrônico. Assim, é possível consultar o registro do histórico das imagens e dos sons captados durante as consultas do paciente, bem como histórias clínicas coletadas ou descrições adicionais da imagem ou do som enviado.

Importante: o TytoPro tem validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Todo o suporte de uso e de manutenção do TytoPro é dado às equipes das escolas pelos profissionais do Pequeno Príncipe.

Tranquilidade para os pais e responsáveis

Com o HPP nas Escolas, os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes podem ficar mais tranquilos. Se o aluno começar a apresentar sintomas ou acontecer alguma intercorrência de saúde no âmbito escolar, o Hospital Pequeno Príncipe estará disponível para ajudar, com o auxílio dos seus especialistas em saúde da criança e do adolescente, via telemedicina.

HPP nas Escolas Fluxo de Atendimento

Confira o fluxo de atendimentos ao paciente por meio do HPP nas Escolas.

  1. A criança ou o adolescente começa a apresentar sintomas ou acontece alguma intercorrência de saúde.
  2. O teleatendimento é acionado pela equipe da escola.
  3. O pediatra do Pequeno Príncipe realiza a avaliação remota do paciente, com o auxílio do dispositivo TytoPro.
  4. De acordo com a avaliação e com a conduta médica, o relatório, o atestado e a(s) receita(s) são emitidos e enviados para a escola.
  5. Os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente recebem, da escola, todos esses documentos de forma digital.

Importante! A plataforma e o dispositivo utilizados no HPP nas Escolas respeitam todas as normas de segurança para a tratativa de dados sensíveis dos pacientes. Os documentos emitidos pelos médicos no teleatendimento — como receitas e relatório de atendimento — são assinados e validados digitalmente (padrão ICP-Brasil — Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Atenção! Os teleatendimentos do HPP nas Escolas não substituem as consultas de rotina com o pediatra da criança ou do adolescente.

Mais informações

Para mais informações sobre o HPP nas Escolas ou para solicitar uma visita na sua instituição de ensino, entre em contato com a equipe comercial do Hospital Pequeno Príncipe.
Telefone (somente WhatsApp): (41) 98877-0649
E-mail: escolas@hpp.org.br

Ver menos

O HPP nas Escolas em números (2024)

  • 262

    teleconsultas

    realizadas com alunos das escolas participantes