Perguntas frequentes
Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre os serviços e a estrutura do Hospital Pequeno Príncipe.
Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre os serviços e a estrutura do Hospital Pequeno Príncipe.
O Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, mantida pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro. É uma organização sem fins lucrativos que destina cerca de 60% da sua capacidade para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O nome Pequeno Príncipe foi uma sugestão da presidente voluntária da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, Ety da Conceição Gonçalves Forte, e é inspirado no personagem de cabelos dourados do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry no clássico O Pequeno Príncipe.
A escolha tem relação entre o cuidado do principezinho e o compromisso da instituição com seus pacientes, que, além do aspecto clínico, também abrange a dimensão do cuidado com o viés humano e social.
Em mais de cem anos de cuidado com a saúde de crianças e adolescentes, o Pequeno Príncipe já transformou milhares de histórias e quer conhecer a sua. Por meio de um hotsite, você pode compartilhar momentos e lembranças com o maior e mais completo hospital pediátrico do país. Clique aqui e registre a sua história!
Não. A logomarca do Hospital Pequeno Príncipe não pode ser utilizada sem a autorização do Setor de Marketing da instituição. Todas as marcas, símbolos e identidades visuais do Pequeno Príncipe são de propriedade exclusiva do Hospital. A utilização dessas imagens em qualquer situação, até mesmo para a publicação em redes sociais, é ilegal sem a autorização por escrito da instituição.
De acordo com a Lei 9.279/96, que regulamenta os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, a pena prevista para infrações referentes à reprodução ou alteração de marcas varia de três meses a um ano de detenção ou multa.
Com 369 leitos, sendo 76 em unidades de terapia intensiva (UTIs) e dez para o Serviço de Transplante de Medula Óssea, o Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil.
O Pequeno Príncipe NÃO faz cobranças de serviços – como procedimentos, exames, medicamentos, honorários de profissionais de saúde, entre outros – por meio de ligações ou mensagens de texto.
Importante! Se alguém contatar familiares do paciente solicitando pagamento por qualquer procedimento ou medicamento, NÃO FAÇA O DEPÓSITO e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Hospital, pelo telefone (41) 3310-1255 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h) ou pelo e-mail sac@hpp.org.br.
Todos os leitos possuem camas ou berços para os pacientes (conforme a idade e o tamanho da criança ou do adolescente) com todas as roupas de cama necessárias, poltrona e sofá-cama para acompanhante, televisão, mesa e cadeira, banheiro completo e armários.
Sim. A única diferença é que nos quartos do SUS é possível ficar mais de um paciente e acompanhante. Já nos leitos de convênios e particular, o paciente não divide quarto com outras crianças e adolescentes – exceto para a modalidade enfermaria de convênios, que pode abrigar dois pacientes por quarto.
Sim. O espaço acolhe gratuitamente mães ou responsáveis mulheres por pacientes e crianças e adolescentes atendidos pelo SUS no Pequeno Príncipe e que residem fora de Curitiba, vindos de todas as regiões do Brasil. O local oferece seis quartos – totalizando 23 leitos –, sala de convivência e multiatividades, além de banheiros, cozinha e área de lazer para os pacientes.
É uma iniciativa do Pequeno Príncipe que garante aos pacientes internados o direito de permanecer com um acompanhante ao seu lado em tempo integral durante o período de hospitalização. O Hospital oferece toda a estrutura necessária para a permanência do familiar das crianças e dos adolescentes atendidos pelo SUS no ambiente hospitalar.
Além das quatro refeições diárias gratuitas (café da manhã, almoço, lanche e jantar), que são feitas no refeitório do Hospital, há uma área exclusiva na qual o acompanhante pode fazer a sua higiene pessoal, guardar seus pertences, descansar, receber orientações, assistir à televisão e usar computadores com acesso à internet. O programa é destinado a pacientes encaminhados pelo SUS, mas é integralmente oferecido pelo Pequeno Príncipe.
Sim. A lanchonete está localizada no andar térreo do Hospital, próximo aos elevadores e a Loja de Produtos Sociais. O horário de funcionamento é 24h.
Você pode entrar em contato com a instituição por meio dos seguintes telefones:
O Pequeno Príncipe possui uma grande demanda de ligações para agendamentos, assim como para o repasse de informações a responsáveis pelos pacientes. A orientação é que você tente realizar a ligação novamente e, se não obtiver sucesso, envie um e-mail para sac@hpp.org.br. Na mensagem, relate o ocorrido ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
O Hospital Pequeno Príncipe está em busca contínua da melhoria de seus serviços, e suas sugestões, críticas e elogios são fundamentais para a instituição. Você pode fazer isso por meio dos seguintes canais:
O Hospital Pequeno Príncipe recebe pacientes de todo o Brasil e disponibiliza atendimentos em 47 especialidades e áreas da pediatria que contemplam diagnóstico e tratamento. Confira!
O Hospital Pequeno Príncipe conta com dentistas que fazem parte das equipes multiprofissionais, que atuam no atendimento a pacientes em tratamento na instituição. O Serviço de Odontologia se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes atendidos em diferentes especialidades, especialmente aos dos serviços de Oncologia, Hematologia, Transplante de Medula Óssea e demais transplantes.
Clique aqui e confira todos os planos de saúde credenciados e atendidos no Pequeno Príncipe.
O Hospital Pequeno Príncipe aceita os convênios de saúde com os quais mantém contrato ativo. Caso seu plano não esteja listado, significa que não há contrato ou não está ativo. A orientação é que você procure o SAC do seu convênio para verificar a cobertura.
Os horários de visitas a pacientes internados no Pequeno Príncipe são os descritos a seguir.
Importante!
A entrada dos visitantes de pacientes internados pelo SUS, de segunda a sexta-feira, é feita pela recepção do prédio histórico César Pernetta (Av. Silva Jardim, 1.677). Aos sábados e domingos, a entrada se dá pela Internação (Rua Desembargador Motta, 1.070).
A entrada dos visitantes de pacientes internados via convênios ou particular e UTIs (tanto SUS quanto convênios e particular) é feita pela recepção da Internação (Rua Desembargador Motta, 1.070).
Sim. Confira a seguir.
– É permitida a entrada apenas de visitantes com 16 anos de idade ou mais.
– Não é permitido trazer alimentos.
– Para visitas a pacientes que estão internados em leitos, é permitida a entrada com brinquedos e objetos que possam ser higienizados, com tamanho restrito. Brinquedos de tecido e pelúcia não são recomendados. Balões de gás hélio e de outros tipos são proibidos, isso porque há pacientes que são alérgicos ao látex (material com o qual esses balões são feitos). Para a entrada dos demais objetos em leitos e UTIs, é necessária a libração da equipe de enfermagem.
– Se houver revezamento entre os visitantes, o primeiro deve descer e deixar o crachá na catraca de acesso, na recepção. Na sequência, será liberada a entrada do próximo visitante.
– Todo visitante precisa apresentar um documento com foto para fazer o cadastro na recepção. Após o cadastro, recebe um crachá de identificação.
– O acompanhante e o visitante precisam fazer novamente o cadastro na recepção sempre que saírem e retornarem ao Hospital, e sempre com a apresentação de um documento de identificação com foto.
– O visitante deve usar o crachá em local visível – de preferência do lado direito do peito – durante todo o tempo de permanência no Hospital, o que ajuda a garantir a segurança na instituição. O crachá tem a cor correspondente ao andar da unidade na qual o paciente está internado e precisa ser devolvido no momento da saída.
– Caso o paciente esteja internado em UTI – seja pelo SUS, por convênios ou na modalidade particular –, o visitante precisa deixar a bolsa na sala do Programa Família Participante antes da visita. A entrada pela recepção da Internação somente é liberada caso o visitante esteja sem bolsa.
– O Hospital não se responsabiliza pelos pertences pessoais de pacientes, acompanhantes ou visitantes.
– Evite trazer bens de valor, como joias, dinheiro, cheques, cartões, celulares, tablets e notebooks, entre outros. Se, eventualmente, for necessário ficar com esses objetos na instituição durante o período de internamento, mantenha-os sob seu controle durante todo o tempo.
A visitação ao Hospital Pequeno Príncipe foi restringida desde a pandemia da COVID-19. Para realizar visitas técnicas à instituição, você deverá entrar em contato com o setor de interesse para agendamento.
O atendimento é 24 horas e é realizado a pacientes em emergências clínicas, cirúrgicas e ortopédicas que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs) das suas cidades de origem. O Serviço de Emergência SUS também atende crianças e adolescentes encaminhados pelo SAMU e os pacientes que fazem tratamento no Hospital Pequeno Príncipe com carteirinha ambulatorial e que necessitem de atendimento emergencial.
Clique aqui para mais informações.
O atendimento aos pacientes é realizado 24 horas por dia. Para a modalidade convênios, é necessário apresentar a carteirinha e que as mensalidades do plano de saúde estejam em dia.
Clique aqui para mais informações ou entre em contato pelo telefone (41) 3310-1309.
Não. O Hospital Pequeno Príncipe não possui estacionamento próprio, mas a região conta com opções particulares.
Todos os pacientes atendidos nos serviços de Emergência do Hospital passam pela triagem da enfermagem. A triagem é uma avaliação técnica na qual, a partir de critérios internacionais, são priorizados os casos de urgência e emergência. A priorização garante um atendimento rápido, efetivo, resolutivo e humanizado. Por meio dela, reduz-se o tempo de espera dos casos mais graves, que são a prioridade dos serviços de Emergência.
A classificação – bem como a ordem de atendimento dos pacientes e o tempo de espera – fica visível para os usuários em um painel localizado nas salas de espera dos serviços de Emergência do Pequeno Príncipe, de forma transparente e organizada.
O Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento pediátrico e possui uma grande procura para consultas, procedimentos e emergências. Em algumas épocas do ano, como o outono e o inverno, a instituição tem um fluxo de atendimento nos serviços de Emergência maior do que o normal, pois a incidência de doenças respiratórias, típicas dessas estações, também apresenta um grande aumento. Todos esses fatores associados fazem com que a espera pelo atendimento acabe sendo maior.
Procure a unidade básica de saúde (UBS) ou a unidade de pronto atendimento (UPA) mais próxima de sua residência. Após o atendimento nesses locais, se necessário, os profissionais encaminharão o paciente para o atendimento médico no Pequeno Príncipe.
O agendamento de consultas de pacientes do Pequeno Príncipe para acompanhamento nas especialidades disponibilizadas pela instituição deve ser feito na Central de Agendamento do Hospital Pequeno Príncipe, pelo telefone (41) 3514-4141. Quando não há disponibilidade de vagas, o paciente é inserido em uma fila de espera. A priorização de casos ocorre após uma avaliação técnica.
Ao ser feito um novo encaminhamento, o responsável pela criança ou pelo adolescente precisa entrar em contato com a Central de Agendamento do Hospital Pequeno Príncipe, pelo telefone (41) 3514-4141, ou ir até o ambulatório do Hospital em que a especialidade é oferecida, para realizar o novo agendamento. Pacientes do SUS em atendimento no Pequeno Príncipe devem apresentar o documento de encaminhamento do profissional que o solicitou, no qual consta a necessidade de atendimento com um novo especialista.
Não. As consultas devem ser marcadas por meio da Central de Agendamento do Hospital Pequeno Príncipe, pelo telefone (41) 3514-4141. Consultas via convênios ou particular também podem ser agendadas de forma on-line, um serviço disponível 24 horas por dia neste site. Clique aqui para saber mais.
O profissional da unidade básica de saúde ou da unidade de pronto atendimento irá realizar uma avaliação clínica e, se constatar a necessidade, irá encaminhar o paciente para a realização de atendimento especializado no Pequeno Príncipe.
Os agendamentos são realizados por meio do sistema de regulação de Curitiba (E-Saúde), conforme a disponibilidade de consultas.
O hospital onde seu filho já realiza o tratamento deverá solicitar a transferência para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade em que vocês residem. Após isso, a Regional de Saúde irá encaminhá-los para o hospital que atende à especialidade necessária, que pode ou não ser o Pequeno Príncipe.
Em caso de consultas, deve ser realizado agendamento por meio do telefone (41) 3514-4141 ou de forma on-line ao clicar aqui. Já em casos de transferência de crianças ou adolescentes que já estejam internados em outra instituição, o médico assistente do paciente deve entrar em contato com o plantão do Pequeno Príncipe para a discussão do caso.
O Hospital Pequeno Príncipe disponibiliza diversos exames de imagem e laboratoriais. Para saber mais, clique em Pacientes e Familiares → Serviços → Exames.
Para agendar exames laboratoriais, entre em contato pelo telefone (41) 3310-1131. Já para marcar exames de imagem, entre em contato pelo telefone (41) 3310-1340 ou 3310-1043.
Para acessar os resultados de exames laboratoriais, de imagem e gráficos, clique aqui.
Para a realização de alguns exames, é preciso um preparo prévio, que difere de acordo com o tipo de exame. Clique em Pacientes e Familiares → Serviços → Exames e confira as informações sobre o preparo para a realização de exames.
Os pacientes que aguardam vaga para internamento são aqueles que serão submetidos a intervenções eletivas (agendadas e que não são consideradas de urgência ou emergência). A orientação é entrar em contato com a especialidade em que a criança ou o adolescente fará o procedimento.
Não. O Hospital Pequeno Príncipe passa informações sobre pacientes somente de forma presencial e apenas para os responsáveis pela criança ou pelo adolescente.
O Pequeno Príncipe conta com diversos programas de residência médica e cursos de especialização em saúde da criança e do adolescente. Para mais informações sobre todas as residências e especializações disponíveis, acesse neste site Profissionais de Saúde → Residências → Residência Médica ou Profissionais de Saúde → Cursos de Especialidades.
Além disso, o Pequeno Príncipe oferece as residências Multiprofissional (para profissionais de Biomedicina, Farmácia e Psicologia) e em Enfermagem.
Clique aqui e confira todas as informações sobre os editais de residência e especializações do Hospital Pequeno Príncipe.