Pequeno Príncipe promove workshop sobre inovação, colaboração e networking
O Complexo Pequeno Príncipe realizou nesta sexta-feira, dia 04, em Curitiba, o Workshop Inovação, Colaboração e Networking. As atividades foram comandadas pelo jornalista André Pegorer e o designer estratégico Guto de Lima, que também são empresários e sócios da Nex Coworking, empresa de escritórios colaborativos com unidades na capital paranaense e em Cascavel.
O evento teve como objetivo promover o networking dos investidores do projeto Seleção Gols pela Vida entre si e com outras organizações. Outra meta foi oferecer conteúdo que possa auxiliar no aprimoramento das atividades das empresas que fazem parte do Seleção, projeto pelo qual tais empresas fazem contribuições continuadas ao Pequeno Príncipe. A verba arrecadada por meio do Gols pela Vida ajuda a subsidiar as atividades de assistência e de pesquisa do Complexo.
Durante o dia, foi apresentado e discutido o conceito de inovação e sua importância, o processo de criação e a definição de estratégias para alcançar os objetivos almejados, entre outros temas. “Inovação é o valor percebido. É pensar fora do comum para atender aos interesses e às necessidades das pessoas”, afirmou Lima. “Quando se fala em inovação, muitos pensam em algo grande, bonito. Mas, por vezes, a inovação está em coisas pequenas e que trazem grandes resultados”, completou Pegorer.
Os participantes também fizeram depoimentos a respeito de experiências inovadoras nas organizações e foi abordado o processo de erros e acertos relacionado ao assunto. Além disso, foram realizados exercícios em grupo que tinham como proposta apresentar ideias novas e arrojadas a partir de um tema pré-definido, o que evidenciou a relevância do trabalho em equipe.
Sobre o processo colaborativo, foi salientado o papel importante que a reputação assume. “O valor dela torna-se ainda mais importante em um mundo que requer confiança, para que haja colaboração e seja gerada inovação”, ressaltou Pegorer.
Temas fundamentais
O evento contou com a participação de 20 proprietários e colaboradores de diversas empresas. São negócios nas áreas de mídias digitais, imóveis, saúde, gestão empresarial, telecomunicação, alimentação e comunicação, por exemplo. Para a executiva de contas da rede hoteleira Golden Tulip, Débora Lavratti, no seu campo de atuação, o comercial, a inovação é fundamental e foi isso que a atraiu a participar do workshop, além do networking entre as empresas. “Precisamos de inovação e criatividade para conquistar novos clientes, mais contas para o nosso negócio”, disse.
O sócio da Celusat Telecom, Marcelo Barcik, concordou com a importância dos temas trabalhados. “São assuntos essenciais. A minha empresa trabalha com tecnologia e se a inovação, por exemplo, não estiver presente, você para no tempo”, falou ele.
O consultor da Qualysul – empresa no segmento de consultoria e treinamento sobre gestão empresarial -, Hélio Belfort, fez uma avaliação positiva das atividades do dia. “O evento foi bem interessante, pois os conceitos são bastante aplicáveis nas atividades da empresa e em outras ações de empreendedorismo. Foi muito produtivo também pela troca de experiências, para conferir como outras organizações enxergam o conteúdo abordado”, concluiu.