Médico do Pequeno Príncipe recebe Vulto Emérito de Curitiba

Notícias

Médico do Pequeno Príncipe recebe Vulto Emérito de Curitiba

O ortopedista Luiz Antônio Munhoz de Cunha foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC)
13/09/2023
Vulto Emérito de Curitiba Luiz Antônio Munhoz de Cunha
O ortopedista Luiz Antônio Munhoz de Cunha foi homenageado como Vulto Emérito de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O médico ortopedista do Hospital Pequeno Príncipe, Luiz Antônio Munhoz da Cunha, recebeu, nessa terça-feira, dia 12, o título de Vulto Emérito de Curitiba. O reconhecimento foi concedido pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e homenageia a trajetória de cuidado e amor do médico à saúde infantojuvenil.

Com quase 50 anos de atuação no Pequeno Príncipe, Cunha se destaca pela liderança à frente do Serviço de Ortopedia Pediátrica – referência nacional e um dos maiores serviços na área de pediatria do Brasil. Além disso, por ser presidente da Associação dos Médicos, fundador da Cooperativa dos Médicos do Pequeno Príncipe e presidente da Sociedade Latino-Americana de Ortopedia Pediátrica.

Para o médico, o maior prêmio por suas atividades profissionais é o reconhecimento que recebe dos pacientes e de seus familiares. O profissional também agradeceu a oportunidade que recebeu da família Forte. “Luís Forte Neto e Ety da Conceição Gonçalves Forte me possibilitaram as condições para que eu pudesse cuidar dos pacientes com todo o suporte possível. No Hospital, entrego meu coração. Essa instituição é parte da minha vida, assim como eu sou parte da história dela.”

A solenidade, realizada na Câmara Municipal de Curitiba, foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Casa, e teve a iniciativa do vereador Professor Euler (MDB).

Trajetória

O médico Luiz Antônio Munhoz da Cunha começou a trabalhar no maior hospital pediátrico do Brasil em 1979. Porém, a sua história com o Pequeno Príncipe teve início em 1974, quando ainda era acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na época, o antigo Hospital de Crianças César Pernetta recebia os estudantes para as aulas. A partir de então, Cunha teve ainda mais certeza que gostaria de atuar na área de ortopedia pediátrica e esse foi apenas o início da sua missão de transformar vidas.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

+ Notícias

18/09/2025

Como jogos de apostas on-line afetam a saúde mental de adolescentes?

O cérebro em desenvolvimento desse público é especialmente vulnerável aos estímulos rápidos e recompensas viciantes
17/09/2025

Hospital e Faculdades são destaque no Prêmio Mais Saúde TOPVIEW

Reconhecimento reforça o compromisso com a excelência no cuidado e na formação com foco na humanização
11/09/2025

Pequeno Príncipe se consolida no topo mundial da pediatria

Pela quinta vez consecutiva, a instituição lidera como hospital exclusivamente pediátrico da América Latina e integra o ranking mundial da Newsweek
10/09/2025

Os riscos da terapia com IA para crianças e adolescentes

Atualmente, o principal uso global da inteligência artificial é para terapia e companhia emocional. Entenda os perigos por trás dessa prática  
05/09/2025

Inscrições abertas para residência médica e áreas de atuação em pediatria

Os interessados têm até 20 de outubro para inscrever-se, e as provas serão aplicadas presencialmente, em Curitiba (PR), no dia 9 de novembro
04/09/2025

Adultização: quando a infância e adolescência são interrompidas

Entenda os riscos do acesso precoce a conteúdos adultos e a importância da proteção digital
Ver mais