Uma voluntária de coração - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Uma voluntária de coração

Conheça a história de Ety Gonçalves Forte, presidente voluntária há 49 anos da mantenedora do Pequeno Príncipe
21/09/2015

Visita_Ety_Goncalves_Forte_15_09_2015 (68)Conhecida como “Dona Ety”, Ety Gonçalves Forte é um exemplo de luta apaixonada e concretização. À frente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, é presidente voluntária há 49 anos.

Empossada presidente da entidade filantrópica em 1966, Ety transformou o então Hospital de Crianças Cesar Pernetta. Com amor e dedicação tornou possível e digno o atendimento hospitalar a milhares de crianças e adolescentes, influenciando a trajetória de gerações e gerações de paranaenses e brasileiros.

Sob sua liderança, em 1971, foi inaugurado o Hospital Pequeno Príncipe, hoje o maior hospital pediátrico do Brasil. Também DNA do ensino e pesquisa está presente desde o princípio das atividades e, em 2003, nasceu a Faculdades Pequeno Príncipe e, em 2005, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Uma verdadeira “guerreira”, sempre buscou na articulação o envolvimento de políticos, empresários e cidadãos em prol da saúde infantojuvenil. Artista plástica, Ety coloca na vida suas inquietações, comoções, alegrias. Assim, transforma profundamente e torna o mundo melhor.

Ety é uma voluntária de coração e simboliza todo o trabalho desenvolvido anonimamente por centenas de voluntários todos os anos. Para homenageá-los, pelo Dia do Voluntário Paranaense, celebrado dia 27 de setembro, o Pequeno Príncipe preparou um vídeo especial.

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais