Show de lançamento do CD Encanto de Brincar foi um sucesso
Uma festa celebrou o lançamento do CD Encanto de Brincar na noite desta terça-feira, no Teatro Regina Vogue em Curitiba. O CD gravado pelo Grupo Mundaréu é fruto do projeto homônimo realizado durante quatro meses com crianças e adolescentes internados no Hospital Pequeno Príncipe. Durante o período, os pacientes e seus acompanhantes aprenderam um pouco mais sobre a cultura e festas regionais brasileiras. Neste período, elas também tiveram a oportunidade de criar as suas próprias manifestações de arte.
A inspiração veio do universo popular do Norte e Nordeste do país, e as crianças e seus familiares puderam, coletivamente, criar histórias e, em seguida, canções sobre os personagens e sobre as cenas dessas histórias. “O ato de se colocar para fora, colaborar com outras pessoas e fazer juntos é muito saudável. O resultado desse projeto é como uma grande colcha de retalhos. Cada um deu uma ideia, às vezes frases inteiras, sugestões de arranjos”, destaca o idealizador do projeto, Itaercio Rocha.
Através destes conhecimentos, procurou-se despertar e desenvolver o gosto musical, o desenvolvimento da criatividade, senso de rítmo, imaginação, memória, concentração e socialização favorecendo a inclusão sociocultural. Assim, o tempo de internamento das crianças e adolescentes pode ser marcado por uma oportunidade de difusão da memória artística e cultural do Brasil. “Mudávamos o assunto e, ao invés de falar de doenças, falávamos sobre a vida”, completa Itaercio.
Uma vez terminado o processo de criação, o Grupo Mundaréu gravou em estúdio as canções, com a participação preciosa de músicos do calibre de Liane Guariente, Melina Mulazani, Du Gomide e João Egashira.
O Grupo Mundaréu é formado por Itaercio Rocha, Thayana Barbosa, Carlinhos Ferrraz e Roseane Santos, pretende povoar o imaginário do público com sons, personagens, histórias e imagens, fazendo uso dos recursos culturais do povo brasileiro. Já gravou CDs, DVD e realizou diversos eventos de arte em 15 estados brasileiros.
O Projeto Encanto de Brincar é uma realização do Ministério da Cultura, apresentado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA. Foi possibilitado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e do apoio dos seguintes patrocinadores: Agrícola Horizonte Ltda.; Balaroti Comércio de Materiais de Construção Ltda.; Beaulieu do Brasil Indústria de Carpetes Ltda.; Ciapetro Distribuidora de Combustiveis Ltda.; Dacar Química do Brasil; Delta Cable Tele Informática Com e Rep Comerciais Ltda.; Disam Distribuidora de Insumos Agrícolas Sul América Ltda.; DLL Informática Ltda.; Elejor Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A.; Magparaná S/A; Martini Meats S/A Armazéns Gerais; Nilko Nilko Tecnologia Ltda.; Slaviero Hotéis e Turismo Ltda.; Sul Defensivos Agrícolas Ltda.; Supermercados Archer S/A; Tratorcase Máquinas Agrícolas S/A; Tratormix Máquinas Agrícolas S/A; Tratornew S/A; Unibraspe Brasileira de Petróleo Ltda.; WHB Fundição S/A.
Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.