Renúncia Fiscal: contribuintes têm até o dia 28 de dezembro para destinar parte do IR em prol da saúde infantojuvenil
Os contribuintes podem destinar, até o dia 28 de dezembro, uma parcela do Imposto de Renda 2017 em prol dos trabalhos de assistência e pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe. É importante lembrar que o pagamento do boleto, relativo à doação via Renúncia Fiscal, deve ser feito impreterivelmente nesta data.
Para auxiliar pessoas físicas e jurídicas dispostas a colaborar com a causa da saúde infantojuvenil, a instituição desenvolveu um site (www.doepequenoprincipe.org.br), que traz um passo a passo completo sobre o assunto. Apesar de todos os esforços, hoje menos de 2% das pessoas físicas utilizam essa modalidade, ou seja, mais de R$ 5,59 bilhões deixam de ser direcionados para a área da saúde no Brasil. No caso das pessoas jurídicas, apenas 36,6% do potencial de Renúncia Fiscal é aproveitado no momento.
Vale lembrar que pessoas físicas com formulário de declaração completo podem doar até 6% do imposto devido ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e que pessoas jurídicas têm a oportunidade de destinar até 9% da declaração por lucro real a seis projetos distintos, sendo 1% ao FIA.
Para garantir seu funcionamento pleno, levando-se em conta a natureza de suas atividades, o Pequeno Príncipe depende do apoio de toda sociedade. “Em um momento delicado de crise econômica em todos os setores do nosso país, contamos mais uma vez com a sensibilidade do contribuinte, que tem a oportunidade de ajudar a viabilizar as nossas atividades de assistência e pesquisa. O processo é simples e permite ao doador acompanhar em que seu dinheiro é usado. Para nós, essas doações são fundamentais”, explica a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.