Youtube do Hospital tem selo de conteúdo confiável em suas publicações

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Publicações do Pequeno Príncipe no YouTube recebem selo de conteúdo confiável

Marca auxilia usuários a verificar confiabilidade das publicações e combate a disseminação de notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news
06/05/2022
selo youtube
O Hospital recebeu o selo “Organização Credenciada no Ministério da Saúde”.

Com o avanço das tecnologias, o Pequeno Príncipe estendeu seu cuidado com crianças e adolescentes para além dos muros do Hospital, divulgando conteúdos responsáveis e sempre verificados por profissionais da saúde em suas redes sociais. E para certificar a confiabilidade das publicações da instituição no YouTube, o Hospital recebeu o selo “Organização Credenciada no Ministério da Saúde”, que reconhece as fontes confiáveis em saúde e auxilia o usuário a verificar a confiabilidade do vídeo.

O objetivo da plataforma é identificar e designar produtores de informação sobre saúde verificadas e publicadas no YouTube, auxiliando nos esforços de combate às notícias falsas e desinformação. O primeiro passo é checar o conteúdo divulgado por instituições de ensino, organizações de cuidados de saúde, como hospitais e clínicas, revistas médicas e organizações governamentais. E para complementar a validação, o canal de vídeos do Hospital será verificado para receber também o selo de verificação da rede social – que contempla apenas os canais oficiais de criadores de conteúdo, artistas, empresas ou figuras públicas.

“Essa é uma conquista muito importante para nós enquanto instituição. É fruto do trabalho de cada profissional que, fazendo o seu melhor, faz com que o Pequeno Príncipe seja reconhecido como uma referência em pediatria. Estar presente nas redes sociais, em especial no Youtube, faz parte da nossa estratégia de mobilização social para a causa da saúde infantojuvenil, engajando as pessoas de diferentes segmentos para ações que visem a prevenção e o diagnóstico, bem como a promoção de saúde, vida e dos direitos fundamentais dos meninos e meninas”, destaca a diretora-executiva, Ety Cristina Forte Carneiro.

A metodologia utilizada pelo YouTube leva em conta os princípios da ciência, da objetividade, da transparência e da responsabilidade, inspirados no ensaio “Identificando fontes confiáveis ​​de informações de saúde nas mídias sociais: princípios e atributos” publicado em 2021 pela Academia Nacional de Medicina (NAM, sigla em inglês) dos Estados Unidos – uma organização não governamental e sem fins lucrativos, formada por especialistas e que promove informações imparciais e fundamentadas em provas sobre saúde e ciência. Esses princípios foram revisados pela Associação Americana de Saúde Pública, que defende a ciência como base das políticas de saúde pública, e sua aplicação global é baseada no trabalho da Organização Mundial da Saúde.

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