Projetos culturais agitam o mês de junho no Pequeno Príncipe
As quartas-feiras são agitadas no Setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe. Além da tradicional oficina de contação de histórias Que bicho é esse?, a novidade, que começou no mês de maio, é o projeto Nuon. Conduzida pelo Ave Lola Espaço de Criação, a iniciativa será realizada pelos próximos seis meses.
Nas manhãs, durante o Nuon, as crianças do Pequeno Príncipe aprendem um pouco mais sobre contos e têm a criatividade aguçada pelos personagens que são apresentados. Através de atividades manuais, os pacientes interagem com a equipe. No período da tarde, atores do grupo Parabolé Educação e Cultura interpretam uma família de gatos numa oficina com grande público. Os conhecidos bichanos do Educ fazem parte do projeto Que bicho é esse? e habitam o sexto andar do Pequeno Príncipe desde o início de 2015.
De acordo com Cláudio Teixeira, coordenador do setor, a realização dos projetos culturais é importante para que as crianças tenham acesso à cultura. “Muitos deles têm aqui o primeiro contato com o teatro”, afirma Teixeira. Para o coordenador, as atividades auxiliam na recuperação dos pacientes. “O hospital precisa ser um lugar vivo e cheio de energia”, completa.
O projeto Nuon foi viabilizado com recursos captados pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e tem os seguintes patrocinadores: Famiglia Zanlorenzi S.A., Flexoprint Etiquetas Ltda., Gestamp Paraná S.A, Nunesfarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda. e Schattdecor do Brasil Indústria e Comércio.
O projeto Que Bicho É Esse? também é viabilizado com recursos do edital cultural e tem como patrocinadores Intertechne Consultores, ExxonMobil Química, ExxonMobil Business Support Center, PRCentury, Distribuidora de Tintas Darka, Kurashiki do Brasil, Eletrofrio Refrigeração, Moinhos Cruzeiro do Sul, Ademilar, Fagundez Distribuição, Unifrango, Balflex Brasil, Gonvarri e Asteroide Filmes.