Programa de Educação em Diabetes realiza atividades com crianças e pais
O Complexo Pequeno Príncipe, por meio do Programa de Educação em Diabetes, realizou uma programação especial na manhã deste sábado, dia 30, para crianças e adolescentes diabéticos e para seus pais ou responsáveis.
As atividades, na Praça do Bibinha, começaram com uma gincana elaborada pelo educador físico Valderi Abreu de Lima, seguida de uma palestra da endocrinologista Rosângela Réa e de um café da manhã preparado pela nutricionista Andréa Leão.
A gincana foi composta de aproximadamente 15 provas lúdicas, como dança com bambolês e voleibol com bexigas, “para enfatizar a importância da atividade física como um dos pilares do tratamento da doença”, disse Valderi.
Em seguida, a médica Rosângela Réa, coordenadora do Programa de Educação em Diabetes do Complexo Pequeno Príncipe, abordou as técnicas de aplicação de insulina e de controle da glicemia, além de novidades e de perspectivas no tratamento da doença.
“Nosso objetivo foi manter viva a importância da educação em diabetes para as crianças e os pais, promovendo um congraçamento e oportunizando a atualização de conhecimentos e uma revisão nos aspectos práticos do tratamento”, afirmou a coordenadora.
O programa
O Programa de Educação em Diabetes é desenvolvido pelo Complexo desde 2009 com a intenção de esclarecer a profissionais de saúde, pacientes e familiares sobre como conviver com essa doença, evitando complicações que ela pode ocasionar.
Ao longo do ano são executadas ações de controle do diabetes para melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. A programação é encerrada no fim do ano com um evento maior alusivo ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado sempre em 14 de novembro.