“Pratos do Brasil” agradou a pais e filhos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

“Pratos do Brasil” agradou a pais e filhos

Livro que traz histórias e receitas de comidas típicas brasileiras foi lançado no sábado
10/06/2013

Quem compareceu ao Centro Europeu da Rua Itupava no último sábado, 8, pode apreciar, além de boa leitura, um coquetel preparado especialmente aos pequenos. Foi no lançamento do livro “Pratos do Brasil”, escrito por Liana Leão e Luciana de Morais.

A obra faz parte de um projeto coordenado pelo diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, e viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e apresenta a riqueza da culinária nacional e algumas receitas típicas do país com linguagem infantil.

O livro traz a história de pratos regionais e receitas de iguarias bem brasileiras, como coco, mandioca, cana-de-açúcar, pão de queijo, caju e brigadeiro. Um dos desafios foi apresentar o país por esse prisma de forma lúdica, chamando a atenção de crianças e adolescentes.

A coautora destaca que o Brasil tem seus encantos também na culinária. “A comida fala sobre quem somos, de onde viemos e quais são as nossas crenças e valores. Mostrar isso para crianças é um passo importante para que possam ter uma vivência de nossa história”,destaca Luciana.

“Apresentamos também como os ingredientes foram incorporados à nossa cozinha”, conta Liana. “As receitas são fáceis e identificam facilmente a culinária brasileira, utilizando um ou mais dos ingredientes selecionados como guia na nossa viagem”, complementa Luciana.

As autoras
Liana Leão é professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), e autora de 17 livros infantis.

Luciana de Morais é mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado pela UFPR. É apaixonada por culinária desde criança e realiza pesquisas sobre a área e as identidades regionais.

+ Notícias

21/10/2025

Por que vacinar crianças e adolescentes contra o HPV?

A recomendação é a de que a vacinação seja feita antes do início da vida sexual, em meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade
15/10/2025

Febre em crianças: quando se preocupar?

A nova regra da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) considera a temperatura axilar igual ou superior a 37,5°C
09/10/2025

Diretora do Instituto de Pesquisa recebe prêmio Nise da Silveira

Mara Lúcia Cordeiro foi a única pesquisadora do país a receber a condecoração nesta edição entregue na Câmara dos Deputados
08/10/2025

Gala Pequeno Príncipe: uma noite de solidariedade e alta gastronomia

Evento reuniu grandes nomes da gastronomia, personalidades e homenagens especiais, no Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
25/09/2025

Paracetamol na gravidez causa autismo em crianças?

Entenda as evidências científicas e o que realmente está por trás do transtorno do espectro autista (TEA)
18/09/2025

Como jogos de apostas on-line afetam a saúde mental de adolescentes?

O cérebro em desenvolvimento desse público é especialmente vulnerável aos estímulos rápidos e recompensas viciantes
Ver mais