Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Pequeno Príncipe recebe, de forma on-line, ex-ministro da Ciência e Tecnologia
O Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, celebrado em outubro, teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Para marcar a data, o Complexo Pequeno Príncipe promoveu ações voltadas para essa temática. As atividades começaram em setembro e se encerraram na última sexta-feira, dia 10, com a apresentação de uma palestra do professor e ex-ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil Sérgio Rezende.
A diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, destacou a importância de ações como a do mês de outubro. “Atividades como essas refletem diretamente na qualidade e segurança da assistência em saúde infantojuvenil e contribuem para o sermos reconhecidos como um dos 80 melhores hospitais do mundo que atuam em pediatria, além de importante formador da próxima geração de profissionais de saúde e de conhecimento científico de ponta”, pontuou.
No Pequeno Príncipe, inovar é uma prática diária e de todos. É por meio da inovação que a instituição descobre novas oportunidades e soluções para facilitar a vida e o cuidado, especialmente a crianças, adolescentes e seus familiares.
Nessa edição do Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação, a participação especial do ex-ministro – que também atua como secretário-geral da 5.ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai ocorrer em junho de 2024 – trouxe um panorama do início, evolução, iniciativas e importância de valorizar a ciência.
“A ciência no Brasil tem menos de 65 anos, isso ainda é muito recente para a área. Diferentes iniciativas e programas da década de 1960 já nos levaram a uma mudança neste cenário e proporcionaram grandes avanços. Mas precisamos sempre atuar para fortalecer a ciência, pois uma nação só é desenvolvida e tem bons indicadores de qualidade de vida se investe em pesquisa”, apontou o professor.
Confira outras atividades que foram realizadas durante o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Pequeno Príncipe.
- Oficinas sobre curiosidades científicas
Os pacientes em atendimento no Hospital e seus responsáveis também participaram de atividades de ciência. Os pequenos conheceram práticas científicas, entre elas, o que acontece com os vulcões. - 3.ª Mostra Pequeno Príncipe de Ciência, Tecnologia e Inovação
Exposição de equipamentos e tecnologias utilizados no Hospital. Além disso, a mostra contou com apresentação do Núcleo de Educação e Relações Internacionais (NERI) da Faculdades Pequeno Príncipe, exposição de óculos de imersão virtual e divulgação de projetos científicos desenvolvidos no Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. - Workshop: Inovação Disruptiva no Ensino na Saúde
Apresentação de diferentes aplicações e ferramentas inovadoras para o ensino. Além de debate de cases de sucesso na área da saúde e educação. - Visitas ao Dispensário Eletrônico de Medicamentos, Laboratório de Análises Clínicas e Laboratório Genômico
Os visitantes puderam conhecer a nova tecnologia do Dispensário Eletrônico de Medicamentos do Hospital, bem como a infraestrutura e as atividades do Laboratório de Análises Clínicas e do Laboratório Genômico. - XV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente
Apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos de pós-graduação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe. Um dos destaques foi um momento no qual se falou sobre os cinco grupos de Big Data do Instituto, com foco em bioinformática e georreferenciamento e epidemiologia.
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).