Pequeno Príncipe participa de lançamento de Frente Parlamentar Contra o Câncer - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe participa de lançamento de Frente Parlamentar Contra o Câncer

Pioneiro no atendimento a crianças e adolescentes, Hospital sugere iniciativas como inclusão de exames de alta tecnologia e medicamentos de ponta pelo SUS
14/08/2019
Crédito: Instituto Ronald McDonald

Representantes do Hospital Pequeno Príncipe, instituição centenária e pioneira no atendimento de crianças com câncer no Paraná, acompanharam hoje o lançamento da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer Infantil, no Salão Nobre, da Câmara Federal de Brasília.

A instituição reforça a importância de iniciativas legislativas que proponham desde a disponibilização de exames de tecnologia avançada e de medicamentos de ponta pelo SUS, como a atribuição de caráter permanente do PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), entre outras medidas que possam ampliar cobertura e trazer resolutividade do tratamento.

O câncer infantojuvenil é uma das principais causas de morte das crianças e dos adolescentes brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se, para o biênio 2018-2019, aproximadamente 12.500 novos casos de câncer em meninos e meninas, sendo 1.320 na região Sul do país.

O Hospital oferece tratamento a crianças e adolescentes há mais de 50 anos e registra, em média, 100 novos casos por ano. Só em 2018, o serviço de Oncologia realizou 4.866 atendimentos ambulatoriais; 3.706 sessões de quimioterapia; 1.045 internações e 46 transplantes de medula óssea. A instituição vem continuadamente melhorando a performance mediante a ampliação de leitos e centro de diagnóstico avançado, capacitação de profissionais e inovação dos serviços prestados.

“Colocamos à disposição da Frente Parlamentar, relevante e oportuna, o nosso saber acumulado e experiência na assistência, pesquisa e ensino a serviço da Oncopediatria. Investir e apoiar na atenção à saúde de crianças e adolescentes significa apostar no presente e no futuro das novas gerações”, comenta o diretor corporativo do Hospital, José Álvaro Carneiro.

+ Notícias

12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
Ver mais