Pequeno Príncipe e Rumo ALL firmam parceria
A Rumo ALL e o Complexo Pequeno Príncipe assinaram, nesta quarta-feira (26), termo de cooperação para construção de uma Unidade de Diagnóstico Avançado e Pesquisa em Saúde, anexa à instituição. O contrato foi assinado na sede da concessionária, em Curitiba, pelo CEO Julio Fontana Neto e pelo diretor corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.
A obra, que terá início ainda este ano, abrigará dois programas do Complexo Pequeno Príncipe: o Biobanco e o Centro de Diagnóstico Genômico Avançado em Oncologia. Os investimentos para construir e comprar parte dos equipamentos do Biobanco são da ordem de R$ 1,9 mi.
O Centro de Diagnóstico ampliará a assistência à oncologia. No primeiro ano de funcionamento, a estimativa é de que 3.300 exames sejam realizados. O Biobanco armazenará o gerenciamento de amostras de diversos tipos de materiais humanos. A instalação do Biobanco ampliará a capacidade de pesquisa, visando novas ferramentas diagnósticas e terapêuticas.
A implantação do Biobanco e do laboratório, viabilizados com a construção financiada pela Rumo ALL, permitirá o armazenamento de amostras biológicas que aceleram as pesquisas e permitem que a mesma amostra seja utilizada por várias pesquisas. No primeiro ano, cerca de 2.400 amostras deverão ser disponibilizadas. A previsão também é do aumento da capacidade de diagnóstico de diferentes tipos de câncer em criança.
O Biobanco também possibilitará a introdução do Pequeno Príncipe em uma rede internacional de biobancos ampliando o potencial de pesquisa, reduzindo o tempo dos estudos e a quantidade de amostras necessárias. “Será um grande avanço, pois vai permitir a realização de pesquisas com qualidade comparável a centros de saúde de excelência”, exemplificou o diretor do Pequeno Príncipe.
O presidente da Rumo ALL, Julio Fontana Neto, demonstrou satisfação com a parceria e ressaltou a importância de iniciativas que beneficiem a comunidade. “É uma ação de grande contribuição social na medida em que dará melhor estrutura ao Complexo”, disse.