Pequeno Príncipe é o melhor do mundo em Resiliência Climática

Notícias

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
03/11/2025
Resiliência Climática
Hospital Pequeno Príncipe é reconhecido como melhor do mundo em Resiliência Climática.

Pelo quinto ano consecutivo, o Hospital Pequeno Príncipe foi reconhecido no programa internacional Health Care Climate Challenge, com o Climate Action Award 2025. Neste ano – pela terceira vez – ficou na posição Gold, a máxima na categoria Resiliência Climática. Promovida pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (GGHH) e pela Health Care Without Harm, a premiação foi entregue durante o 18.º Seminário Hospitais Saudáveis, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro, em São Paulo.

O Desafio Saúde pelo Clima reúne instituições de saúde de todo o mundo comprometidas com a ação climática em três pilares essenciais: liderança, mitigação e resiliência climática. A mitigação está voltada à redução das emissões de gases de efeito estufa, enquanto a resiliência climática diz respeito à capacidade das organizações de se preparar e responder aos impactos das mudanças do clima e a eventos extremos.

Participação do Hospital em debates e iniciativas sobre o clima

O Seminário é um dos principais eventos na área da saúde que precedem a COP 30, reunindo profissionais do setor para vocalizar o tema e reforçar o manifesto ‘Clima é Saúde, Saúde é Clima’, que será entregue às autoridades globais durante a Conferência, em Belém. O Hospital foi representado pela engenheira ambiental Jéssica Lazarotto e pelo técnico em Biotecnologia e Bioprocessos Matheus Henrique de Lima, integrantes da equipe de Meio Ambiente.

Durante o evento, o Pequeno Príncipe também apresentou o artigo Vantagens do Mercado Livre de Energia para o Hospital Pequeno Príncipe: uma Perspectiva de Sustentabilidade e Economia”, exposto em formato de banner. “Foi um encontro muito potente, com uma programação que abordou temas fundamentais como plásticos, energia e resíduos”, destacou Jéssica.

A vice-diretora de Infraestrutura e Serviços Diagnósticos, Daisy Schwarz, disse que a conquista reflete o compromisso coletivo e contínuo de toda a instituição. “Cada prêmio é resultado do trabalho de uma equipe dedicada e comprometida em transformar práticas em resultados. A sustentabilidade é um valor transversal no Pequeno Príncipe e está no nosso jeito de cuidar, inovar e pensar o futuro”, valorizou.

Reconhecimento internacional

O Pequeno Príncipe é presença constante entre as instituições premiadas no Health Care Climate Challenge, conquistando reconhecimento internacional pelo quinto ano consecutivo:

  • 2021 – Eficiência Energética (Silver)
  • 2022 – Resiliência Climática (Silver)
  • 2023 – Liderança Climática (Gold)
  • 2024 – Resiliência Climática (Gold)
  • 2025 – Resiliência Climática (Gold)

Premiação reforça compromisso ambiental do Pequeno Príncipe

De acordo com o secretário-geral da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, José Álvaro da Silva Carneiro, o reconhecimento destaca o Pequeno Príncipe como referência internacional em sustentabilidade na saúde, alinhado ao conceito de Saúde Única, que integra o bem-estar humano, ambiental e animal.

Outro ponto enfatizado pelo secretário é que a premiação reforça o compromisso da instituição com a redução de emissões, o uso responsável de recursos e a preparação para os desafios climáticos, além de legitimar e fortalecer as ações e metas da Política Ambiental.

“Essa conquista chega em um momento muito especial, às vésperas do lançamento da Política de Biodiversidade do Complexo Pequeno Príncipe, que abrangerá o Hospital, o Instituto de Pesquisa e as Faculdades, ampliando ainda mais o nosso olhar sobre o futuro”, afirmou José Álvaro.

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagramLinkedInYouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
10/12/2025

Faculdades Pequeno Príncipe celebra 22 anos de excelência na educação e saúde

Unidade educacional do Complexo Pequeno Príncipe já formou mais de dois mil profissionais da área da saúde
08/12/2025

O que fazer em caso de picada de aranha em crianças?

O público infantil é mais vulnerável ao veneno, por isso a atenção aos sintomas deve ser redobrada
Ver mais