Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
Pequeno Príncipe brilha no Carnaval de Curitiba

Em uma noite de muita emoção e brilho, a escola de samba Acadêmicos da Realeza levou para o Carnaval de Curitiba um desfile inesquecível com um enredo que encantou todos: “Pequeno Príncipe de Curitiba… O Essencial é Invisível aos Olhos!”. No último fim de semana, a obra eterna de Antoine de Saint-Exupéry foi celebrada com a poesia e magia do samba. Além disso, com um tributo especial à missão transformadora do Hospital Pequeno Príncipe, que, há 105 anos, oferece cuidado pediátrico com excelência e humanização.
A força das equipes no Carnaval de Curitiba
O desfile encantou e emocionou o público, com destaque para uma ala especial dedicada ao Hospital Pequeno Príncipe. Na apresentação, profissionais e voluntários da instituição participaram de uma forma marcante, com fantasias vibrantes e abadás. Eles representaram o cuidado e a dedicação que fazem a diferença na vida de milhares de crianças e suas famílias.
José Álvaro da Silva Carneiro, secretário-geral da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro (mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe), fez questão de expressar sua emoção com a homenagem. “De repente, no Carnaval de Curitiba, o Grêmio das Violetas! Ninho onde a semente do Pequeno Príncipe foi chocada pela energia feminina do início do século passado. Muito incomum! Uma grande homenagem que a comunidade atendida pelo SUS faz ao Hospital e ao Complexo. Uma vitória de todos e de cada um.”

Celebração da vida e solidariedade
A arte e a cultura, em suas mais diversas formas, não apenas encantam, mas também têm o poder de unir, emocionar e transformar realidades. Nesse sentido, o carnaval é um exemplo vivo desse poder de transformação. Por meio dessa festividade, milhões de pessoas se conectam, compartilham emoções e reforçam laços que transcendem as barreiras sociais e econômicas.
A participação do Pequeno Príncipe no desfile não apenas reforçou o vínculo da instituição com a cidade, mas também ressaltou a importância da união da comunidade e da dedicação de cada profissional para o cuidado e bem-estar das crianças que são atendidas. Mais do que uma simples homenagem, o desfile foi uma celebração da vida, da solidariedade e da paixão que move todos que fazem parte dessa trajetória de amor e cuidado.
A arte no contexto do Pequeno Príncipe
No Hospital Pequeno Príncipe, a arte assume um papel fundamental na recuperação e transformação da vida de meninos e meninas. Por meio de expressões artísticas, eles têm a oportunidade de reconectar-se com sua essência, com seus sonhos e com seu potencial. A arte, seja por meio da música, da dança, do teatro ou das artes visuais, oferece às crianças e aos adolescentes em tratamento um espaço de liberdade, criatividade e expressão, permitindo ultrapassar limitações e acreditar na possibilidade de um futuro melhor.
“O carnaval é um momento de celebração e resistência da nossa cultura. No Hospital Pequeno Príncipe, a arte tem um papel fundamental na recuperação de nossas crianças e adolescentes. Por meio de várias iniciativas, oferecemos contato dos pacientes com essa rica tradição para proporcionar um respiro. Além disso, é um espaço para que eles se conectem com a alegria e a esperança, elementos essenciais para o tratamento em saúde”, afirma a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.
