Serviço de Nefrologia do Hospital Pequeno Príncipe
Considerado um dos serviços mais completos do Brasil e o único do Paraná a oferecer hemodiálise específica para o público infantojuvenil, o Serviço de Nefrologia do Hospital Pequeno Príncipe conta com uma equipe multidisciplinar. Médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais disponibilizam atendimento de excelência a crianças e adolescentes de todo o país. Há 30 anos, a instituição oferece atendimento ambulatorial e hospitalar a crianças e adolescentes de até 18 anos com doenças renais e do trato urinário inferior (ureteres, bexiga e uretra). É referência em transplantes renais infantis, procedimento que realiza desde 1989. Só em 2015, foram 14 transplantes de rim, 2.865 sessões de hemodiálise, 5.834 consultas e 508 internações.
Pacientes da Nefrologia do Pequeno Príncipe ganham festa pelo Dia das Crianças
Quarenta e dois pacientes que realizam o tratamento de hemodiálise no Hospital Pequeno Príncipe tiveram ontem, dia 16, uma festa em comemoração ao Dia das Crianças com direito a muitas surpresas. A manhã ensolarada brindou as comemorações, que reuniram, além dos meninos e meninas, familiares e amigos.
A programação teve início no Parque do Golinha, um local com atrações recreativas para todas as idades. A diversão ficou por conta da piscina de bolinhas, cama elástica, escalada, games, fliperama, entre outros. Para completar o momento de descontração, alguns super-heróis, princesas, príncipes e palhaços invadiram a festa para animar ainda mais o público.
Após horas de inúmeras brincadeiras, os pacientes, acompanhados de seus familiares, foram surpreendidos por uma festa com muita comida saborosa, presentes, músicas e, o mais importante, muito amor. “Quisemos proporcionar um dia de alegria, fantasia e diversão para aqueles que passam tanto tempo em tratamento no Hospital”, pontuou a enfermeira chefe do Centro Cirúrgico, Irmã Lourdes Nogueira.
Gratidão imensa
Paloma e Arildo Ferreira são gratos ao Hospital, pois consideram que a instituição devolveu a vida ao filho Enzo Ferreira, que foi transplantado há três meses. “Nós esperávamos que o dia fosse lindo, mas foi muito mais do que imaginávamos. Achei um gesto maravilhoso! O Enzo amou tudo, principalmente os personagens”, destacou os pais.
Gabriela Tibes, em tratamento no Hospital há dois anos, disse que a festividade a fez muito mais feliz. “Achei tudo lindo e me diverti muito com a minha família. O trabalho do Pequeno Príncipe é incrível”, relatou a paciente. Para a sua mãe, Elisandra Tibes, a instituição é uma bênção, pois sempre que precisam, é o primeiro lugar a que recorrem. “A família é sempre tão focada na saúde, então foi ótimo um momento como esse”, disse.
Parcerias fundamentais
Uma rede de amigos se juntou para tornar o dia possível. “Nós vemos o sorriso nas crianças, pais e isso não tem preço. Eles nos agradecem, mas, na verdade, nós é que agradecemos, pois saio daqui ainda mais fortalecida”, falou a “Branca de Neve” Juliana Previatto, que participa de ações em prol do Hospital Pequeno Príncipe há dois anos.
Além dos personagens animados e dos profissionais do Pequeno Príncipe que auxiliaram em todo o processo, o apoio de alguns amigos também foi essencial. “Esse tipo de ação toca o coração da gente e não tem como não querer ajudar. É mais gratificante para quem faz, do que para quem ganha”, destacou o gerente da Daju, Eder Ramalho, que ajudou na doação de presentes para os meninos e meninas.