Nota de falecimento do cirurgião Marco Aurélio Lopes Gamborgi - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Nota de falecimento do cirurgião Marco Aurélio Lopes Gamborgi

O profissional, que atuava há mais de 10 anos no Pequeno Príncipe, faleceu na noite desta sexta-feira, dia 4/12, vítima da COVID-19
04/12/2020

Com imensa tristeza, o Pequeno Príncipe recebeu a notícia do falecimento do cirurgião plástico Marco Aurélio Lopes Gamborgi, na noite desta sexta-feira, dia 4/12, vítima da COVID-19. O profissional atendeu por mais de dez anos no Pequeno Príncipe, com destaque em cirurgias voltadas às crianças com fissuras labiopalatais.

 

Com 57 anos e natural de Lages (SC), o médico se formou em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especializou-se em Cirurgia Plástica e era membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Com mais de 25 anos de experiência, o médico realizou mais de oito mil cirurgias somente em fissuras labiopalatais, área em que era considerado uma das referências nacionais.

Ao longo de sua trajetória no Pequeno Príncipe, sempre exerceu sua função com profissionalismo, ética e personalidade. “Uma verdadeira perda para todos nós. Extremamente atencioso no atendimento à criança. Com espírito jovem, o Dr. Marco foi um exemplo de cirurgião”, lamenta o diretor técnico do Hospital, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Para os profissionais que trabalharam ao lado do cirurgião, ficará a saudade e o sentimento de gratidão por tantos aprendizados compartilhados. “O Dr. Marco era digno como ser humano e impecável como profissional. Um verdadeiro exemplo a ser seguido”, acrescenta o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe, Lauro João Lobo Alcântara.

Além de sua atuação em Cirurgia Plástica no Pequeno Príncipe, o médico também atendia no Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal, desde 1992, e no Centrinho Prefeito Luiz Gomes, em Joinville (SC), desde 2005. No biênio 2014/2015, Gamborgi ocupou o cargo de presidente da SBCP-PR.

Com sua paixão por transformar vidas, o cirurgião era voluntário e presidente do Conselho Multidisciplinar da ONG Operação Sorriso do Brasil. De três a quatro vezes por ano, Gamborgi operava mais de 70 crianças com lábio leporino em diferentes estados do país, especialmente em regiões sem acesso a esse tipo de serviço, como tribos indígenas.

O Pequeno Príncipe está comovido com a morte do médico, vítima da COVID-19, e se solidariza com familiares, amigos, pacientes, corpo clínico e demais profissionais que atuaram com ele.

O cirurgião foi o 21º médico a falecer por COVID-19 no estado, de acordo com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Em função da pandemia, a despedida será restrita aos familiares.

+ Notícias

12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
23/12/2025

Hospital integra a Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos

Mostra imersiva inaugurada no MIS Experience, em São Paulo, celebra os 80 anos da obra considerada uma das mais lidas do mundo
23/12/2025

2025 no Pequeno Príncipe: dos tamborins às linhas de cuidado

Os marcos, avanços e histórias que mostram como esse ampliou o impacto dentro e fora do Hospital
16/12/2025

Como tratar uma queimadura de água-viva em crianças?

A menor superfície corporal dos pequenos intensifica os efeitos das toxinas liberadas pelos tentáculos do animal
15/12/2025

Crianças do CRPP plantam futuro no Parque Náutico de Curitiba

Iniciativa do Complexo Pequeno Príncipe para fortalecer a biodiversidade e avançar na compensação de emissões de GEEs foi cheia de simbolismo e marcada por descobertas
Ver mais