Música contagia pacientes, familiares e profissionais em ação cultural noturna
A música acalma, alivia dores e proporciona ânimo nos momentos mais imprevisíveis. Inúmeros são os benefícios das melodias que chegam suavemente aos ouvidos. Para propiciar mais alegria às noites do maior hospital exclusivamente pediátrico do país, o projeto cultural A Visita da Coruja transformou o Pequeno Príncipe em palco para apresentações de música instrumental.
O projeto, que conta com o Pequeno Príncipe como instituição beneficiada, teve o intuito de garantir mais leveza à rotina de trabalho, especialmente, dos colaboradores do período noturno. “Normalmente, as apresentações acontecem pelas manhãs. Porém, as noites em uma instituição hospitalar podem ser mais melancólicas, tanto para os familiares quanto para as crianças internadas. Então, a proposta foi de alegrar, com a presença de duos instrumentais, as noites da instituição”, compartilhou a coordenadora do Núcleo de Humanização, Maria Gloss.
Mesmo sendo apresentações de música instrumental, o projeto foi acessível à população surda por meio do Visual Vernacular, um recurso artístico e poético próprio da Libras – Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa utiliza a linguagem corporal e proporciona, a quem quer que seja, uma nova maneira para fruição da música. A proposta buscou ampliar o acesso e também expandir o conhecimento sobre sua importância e necessidade.
As oito apresentações, realizadas às terças e quartas, contaram com diferentes duplas, como Ana Paula Cervellini e Gustavo Rech, Duo Varandas, Duo Bozanelli, Papo de Xará e Mandala Duo. “No Hospital, estava cada um no seu quarto, e o som conduziu todos a um mesmo lugar. Quando a música acabou, cada um que estava ali pôde falar um pouco de suas jornadas e batalhas. Quer algo mais terapêutico que isso? Só tenho a agradecer, pois tornou nossa estadia mais especial”, disse Pérola Sanfelice, mãe da paciente Pétala Sanfelice.
Sobre o projeto A Visita da Coruja
O projeto A Visita da Coruja (Pronac 210983) é uma produção da Coisas da Vida Ensino, Arte e Cultura. Viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a ação tem o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada e conta com patrocínio das empresas Incepa, Comtrafo, Avícola Pato Branco e Grupo Bianchi.