Manejo da dor aguda em pediatria é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Manejo da dor aguda em pediatria é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento

A aula contou com a presença da médica anestesiologista e membro da Sociedade Americana de Dor Pediátrica, Ana Carolina Lopes Pinheiro
30/08/2021
O encontro destacou a importância do tratamento precoce e adequado da dor aguda nos diversos setores hospitalares.

 

O Pequeno Príncipe, por meio do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento, trouxe para debate o tema do manejo da dor aguda em pediatria. O assunto foi apresentado pela médica anestesiologista e membro da Sociedade Americana de Dor Pediátrica, Ana Carolina Lopes Pinheiro, e contou com moderação da médica coordenadora do Serviço de Anestesiologia do Hospital Pequeno Príncipe, Carolina Rizzoni Silveira.

A Anestesiologia é a especialidade médica que consiste em evitar a dor em um paciente que está sendo submetido a uma intervenção cirúrgica ou a um exame.

Ana Carolina, que já atuou no Pequeno Príncipe, destacou aos profissionais que atuam com crianças e adolescentes a importância do tratamento precoce e adequado da dor aguda nos diversos setores hospitalares. Durante a apresentação, realizada de forma on-line, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre o tratamento farmacológico e não-farmacológico no manejo de casos de dores. “Essa consciência deve ser propagada não só para anestesiologistas como para todas as outras áreas que atuam na pediatria”, comenta a médica.

Saber mais a respeito do manejo da dor aguda pediátrica auxilia e evita situações como: evolução para quadros de dores crônicas, alimentação e deambulação tardias, estresse exacerbado físico e emocional, náuseas e vômitos, sofrimento familiar, entre outros.

“O profissional que entende e sabe lidar com situações de crises agudas de dor se sente mais seguro em usar medidas medicamentosas e métodos não-invasivos para lidar com seus pacientes. Isso proporciona segurança na relação médico-familiar, além de diminuir o tempo de internamento dos pacientes, evitando todos os prejuízos adversos de uma hospitalização prolongada”, finaliza a anestesiologista pediátrica.

Você sabia?
A Anestesiologia é a especialidade médica que consiste em evitar a dor em um paciente que está sendo submetido a uma intervenção cirúrgica ou a um exame. É a área responsável pela avaliação do paciente, escolha do tipo de anestesia, vigilância durante o procedimento e recuperação da anestesia. O Hospital Pequeno Príncipe é um dos poucos centros do Brasil especializado em anestesia para crianças e adolescentes e é o que possui o maior volume desse tipo de procedimento no país.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais