Manejo da dor aguda em pediatria é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Manejo da dor aguda em pediatria é tema do Pequeno Príncipe Conhecimento

A aula contou com a presença da médica anestesiologista e membro da Sociedade Americana de Dor Pediátrica, Ana Carolina Lopes Pinheiro
30/08/2021
O encontro destacou a importância do tratamento precoce e adequado da dor aguda nos diversos setores hospitalares.

 

O Pequeno Príncipe, por meio do projeto Pequeno Príncipe Conhecimento, trouxe para debate o tema do manejo da dor aguda em pediatria. O assunto foi apresentado pela médica anestesiologista e membro da Sociedade Americana de Dor Pediátrica, Ana Carolina Lopes Pinheiro, e contou com moderação da médica coordenadora do Serviço de Anestesiologia do Hospital Pequeno Príncipe, Carolina Rizzoni Silveira.

A Anestesiologia é a especialidade médica que consiste em evitar a dor em um paciente que está sendo submetido a uma intervenção cirúrgica ou a um exame.

Ana Carolina, que já atuou no Pequeno Príncipe, destacou aos profissionais que atuam com crianças e adolescentes a importância do tratamento precoce e adequado da dor aguda nos diversos setores hospitalares. Durante a apresentação, realizada de forma on-line, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre o tratamento farmacológico e não-farmacológico no manejo de casos de dores. “Essa consciência deve ser propagada não só para anestesiologistas como para todas as outras áreas que atuam na pediatria”, comenta a médica.

Saber mais a respeito do manejo da dor aguda pediátrica auxilia e evita situações como: evolução para quadros de dores crônicas, alimentação e deambulação tardias, estresse exacerbado físico e emocional, náuseas e vômitos, sofrimento familiar, entre outros.

“O profissional que entende e sabe lidar com situações de crises agudas de dor se sente mais seguro em usar medidas medicamentosas e métodos não-invasivos para lidar com seus pacientes. Isso proporciona segurança na relação médico-familiar, além de diminuir o tempo de internamento dos pacientes, evitando todos os prejuízos adversos de uma hospitalização prolongada”, finaliza a anestesiologista pediátrica.

Você sabia?
A Anestesiologia é a especialidade médica que consiste em evitar a dor em um paciente que está sendo submetido a uma intervenção cirúrgica ou a um exame. É a área responsável pela avaliação do paciente, escolha do tipo de anestesia, vigilância durante o procedimento e recuperação da anestesia. O Hospital Pequeno Príncipe é um dos poucos centros do Brasil especializado em anestesia para crianças e adolescentes e é o que possui o maior volume desse tipo de procedimento no país.

+ Notícias

02/02/2026

Vírus Nipah em crianças: riscos, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não apresenta risco para o Brasil e tem potencial baixo para uma nova pandemia
27/01/2026

Como identificar sinais de ansiedade na volta às aulas?

Perceber as mudanças emocionais e comportamentais é o primeiro passo para apoiar crianças e adolescentes nesse recomeço
20/01/2026

Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe é nota máxima no ENAMED

De 350 instituições brasileiras que oferecem o curso, apenas 49 são conceito 5
19/01/2026

Quais são os riscos de acidentes por contato com lagartas em crianças?

O contato com as cerdas pontiagudas desses insetos faz com que o veneno contido seja injetado na pele
12/01/2026

Programa de mestrado e doutorado do Pequeno Príncipe alcança nota 6 na Capes

Avaliação coloca a Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente entre as melhores do país na área de Medicina II
09/01/2026

Mascote do Pequeno Príncipe será atração no litoral paranaense

A presença dele marcará a participação do Hospital no Verão Maior Paraná 2026
Ver mais