Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Hospital recebe visita de secretário do Ministério da Saúde
Em passagem por Curitiba, o médico e secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, escolheu visitar o maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do Brasil nessa quinta-feira, dia 15. O encontro foi articulado por meio da secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas, que também esteve presente ao lado de diretores do Hospital Pequeno Príncipe.
Na ocasião, o gestor público na área da saúde pôde percorrer alguns setores da instituição e conhecer de perto diferenciais como o Programa Família Participante, que foi precursor de políticas públicas ao garantir a presença de um acompanhante durante todo o período de internamento desde a década de 1980. E também o Setor de Educação e Cultura, outra iniciativa pioneira, que garante a efetivação de um dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes e possibilita atendimento educacional aos pacientes internados.
Para o secretário, que já tinha passado pelo Pequeno Príncipe há 20 anos, quando o Hospital tinha outra estrutura, a instituição é uma referência e exemplo para o país. “É um ambiente de atenção e cuidado qualificado. E é visível, dá para sentir nos colaboradores e famílias que essa é a junção feliz do que o SUS busca e que está em seus mandamentos: a união da excelência técnica com a humanização, cuidado e carinho”, pontuou.
Instituição filantrópica, o Pequeno Príncipe disponibiliza 35 especialidades médicas e realiza atendimentos de casos de média e alta complexidade que exigem diagnósticos, cirurgias e tratamentos de ponta. Por isso, o gestor destacou que esse é um exemplo que precisa ser – e será – cada vez mais apoiado pelo Ministério da Saúde. “Precisamos enaltecer e incentivar esse tipo de empreendimento que é um patrimônio do Brasil e do SUS. Apoiar com recursos e o que for possível esse papel de expansão de qualidade, de transferência de tecnologia e de conhecimento que já faz e pode fazer muito mais. A parceria com a gestão atual já existe por meio do apoio às iniciativas que esse governo realiza no território ianomâmi”, finalizou o secretário.
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).