Falta de vitamina D está associada ao enfraquecimento dos ossos e doenças autoimunes
O sol é fundamental para a saúde e funcionamento do corpo. Os raios ultravioletas são responsáveis pela ativação da síntese de vitamina D e absorção de cálcio. A falta dessa substância está associada ao enfraquecimento dos ossos e a doenças autoimunes, como artrite, diabetes e lúpus.
Para suprir essa necessidade, de acordo com a reumatologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Márcia Bandeira, é preciso passar pelo menos 15 minutos exposto ao sol diariamente. “Preferencialmente em um horário entre as 10h e as 16h, devido à angulação dos raios solares na pele”, explica a médica.
Junto da exposição solar, ingerir alimentos como peixes e frutos do mar – ricos em vitamina D – contribuem para a formação e qualidade do osso. “Esse hormônio também está relacionado à efetividade dos processos inflamatórios”, garante a profissional.
A orientação é que os pais incentivem seus filhos a deixar a internet e os videogames um pouco de lado para aproveitar o fim de semana com um passeio no parque ou uma tarde de atividades ao sol. Assim, é possível curtir o tempo de folga com muita diversão e saúde.