Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube
Pequeno Príncipe mantém exames da COVID-19 apenas em laboratório, domicílio e in company
Após um ano de funcionamento, o atendimento na unidade móvel, localizada na Praça Afonso Botelho, será descontinuado para realização de exames para diagnóstico da COVID-19 a partir do dia 7 de abril. Com isso, o Pequeno Príncipe passará a atender à demanda em sala exclusiva anexa ao laboratório do Hospital e nas emergências, e permanecerá realizando as coletas em domicílio e in company para crianças, adolescentes e adultos.
A disponibilização da unidade móvel foi possível graças à parceria envolvendo o Hospital, a Neodent, que cedeu a carreta, e o Club Athletico Paranaense, que disponibilizou o espaço, além de água, energia elétrica e dados móveis de internet. A estrutura proporcionou ao público externo atendimento exclusivo, com excelência, comodidade e conforto. Em contrapartida, a coleta voltada aos colaboradores e aos pacientes tornou-se mais agilizada, devido à distribuição em estruturas e equipes distintas.
O percentual de testes realizados no espaço correspondeu a 40% do total de exames de RT-PCR coletados na instituição, desde sua implantação, em janeiro de 2021, até o momento, e a média diária anual oscilou entre 40 e 250 coletas por dia, de acordo com a demanda. “Investimos significativamente em áreas diagnósticas nos últimos anos, e isso fez toda a diferença durante a pandemia para garantir a tecnologia, infraestrutura, agilidade no atendimento e resultados, além de equipe especializada em biologia molecular para realização dos exames para detecção da COVID-19”, aponta o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.
A pandemia do coronavírus é um momento desafiador, e contar com parcerias durante esse período foi essencial para contribuir com o diagnóstico célere. “A sinergia é capaz de mover barreiras e gerar resultados imensuráveis. É nas crises que se reconhece a força do ato de somar. Somos muito gratos por tamanha generosidade”, acrescenta a vice-diretora de Infraestrutura e Serviços Diagnósticos do Pequeno Príncipe, Daisy Elizabeth Jose Schwarz.
“Passamos por um período de unir esforços para ajudar no combate à pandemia, e essa foi uma oportunidade de apoiarmos os profissionais de saúde para garantir mais segurança para a realização do exame. E isso nos permitiu também manter o papel social da unidade móvel utilizada, que faz parte da Expedição Novos Sorrisos, da Neodent, um projeto que viaja pelo país oferecendo atendimento odontológico e orientações de saúde bucal a quem não tem acesso a esses serviços”, comenta o CEO da Neodent e EVP do Grupo Straumann na América Latina, Matthias Schupp.
Exames para COVID-19
O Pequeno Príncipe disponibiliza, por meio dos laboratórios de Análises Clínicas e Genômico, na modalidade particular e por convênios, exames para diagnóstico do coronavírus. A análise do RT-PCR é recomendada para diagnóstico em fase aguda, e a coleta deve ser feita a partir do terceiro dia de sintomas. O teste rápido de antígeno, também indicado para diagnóstico em fase aguda, pode ser coletado do primeiro ao sétimo dia após o início dos sintomas. Os laudos com os resultados podem ser consultados pela internet. O Pequeno Príncipe realiza, ainda, os testes de RT-PCR ou antígeno para viajantes, com QR code para certificação do laudo. Para agendamento e informações sobre operadoras de saúde conveniadas, valores e formas de pagamento, o contato pode ser feito pelo telefone (41) 3514-4161, pelo WhatsApp (41) 99958-0189 ou pelo e-mail atendimentolab@hpp.org.br.